• Menu
  • Home
  • Portfólio
  • Cases
  • Azul
  • Soluções
  • Clientes
  • Blog
  • Contato

Agência Azul

Agência Azul | Agência Digital – Rio de Janeiro e São Paulo

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

O Guia Definitivo dos Arquétipos de Marca

_14 out 2019

“Arquétipos são formas ou imagens de natureza coletiva, que ocorrem praticamente em toda a Terra como componentes de mitos e, ao mesmo tempo, como produtos individuais de origem inconsciente”.

Carl Gustav Jung

Origem

O termo tem sua origem na Grécia. A etimologia da palavra arquétipo é composta por “archein” (do grego, original, velho) e typos (padrão, modelo). Ou seja, arquétipo significa algo como “modelo original”. 

Foi o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung quem popularizou o termo, usando o conceito de arquétipos na sua teoria da psique humana. Ele defendeu a ideia de que os arquétipos míticos residem no inconsciente das pessoas e representam as motivações fundamentais da nossa experiência, evocando emoções profundas.

Carl G Jung

Foi Jung quem estabeleceu os 12 arquétipos principais que conhecemos hoje (existem muitos outros).

A maioria das pessoas – e das marcas – se utilizam de vários arquétipos na construção da sua personalidade, mas um arquétipo tende a dominar. E até 3 tendem a ser secundários na formação da personalidade (ou da brand persona).

“Jung tomou emprestado o conceito de arquétipos de fontes clássicas, incluindo Cícero, Plínio e Santo Agostinho. Adolf Bastian lhes deu o nome de ‘ideias elementares’. Em sânscrito, eram chamados de ‘formas conhecidas subjetivamente’. Na Austrália, eram denominados ‘os Eternos do Sonho'”.

Joseph Campbel, em “O Herói de mil faces”.

O uso de Arquétipos para marcas

As marcas fazem parte da nossa vida, assim como os lugares, os objetos, as pessoas, animais, nossa casa e o local de trabalho.

Os criadores das grandes marcas compreenderam que, para construir marcas verdadeiramente duradouras, era preciso ir além de ter um bom produto e uma boa reputação. Era necessário criar, alimentar e continuamente reinterpretar uma identidade, uma narrativa ou significado único e irresistível.

As marcas que realmente atraem a nossa atenção e interesse encaram essas ideias universais e “formas conhecidas subjetivamente”: os arquétipos.

Temos como bibliografia principal para esse assunto, tanto no trabalho do dia a dia, quanto para a produção desse conteúdo, o livro “O Herói e o Fora da Lei”, de Margaret Mark e Carol Pearson, a mesma bibliografia usada pela Mars globalmente para marcas como Uncle Ben´s, M&M´s, Twix, Snickers, Skittles, Pedigree e Whiskas, dentre outras.

Os Arquétipos:

Os 12 Arquétipos de marca podem ser divididos da seguinte forma.

– Os que anseiam pelo paraíso:

O Inocente.
O Explorador.
O Sábio.

– Os que deixam sua marca no mundo:

O Herói.
O Fora da Lei.
O Mago.

– Nenhum homem (ou mulher é uma ilha):

O Cara Comum.
O Amante.
O Bobo da Corte.

– Os que dão estrutura ao mundo:

O Prestativo.
O Criador.
O Governante.

Serão publicados artigos para cada um dos arquétipos. Clique aqui para ler o artigo sobre o o Arquétipo do Mago.

Ou preencha este formulário para ser avisado quando o próximo artigo for lançado.

Deixe seu comentário abaixo com as suas dúvidas, experiências e opiniões sobre esse assunto.

por: Tito Santos

  • Facebook
  • Tweet

One thought on “O Guia Definitivo dos Arquétipos de Marca”

  1. Pingback: Agência Digital - Rio de Janeiro e SP | Agência Azul

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Agência Azul agências digitais rio de janeiro Antifrágil Arte Design Inbound Marketing Links Patrocinados Marketing Digital Mídias Sociais Planejamento Digital Planeta Azul SEM Sem categoria SEO Tecnologia
Posts Relacionados
  • O arquétipo do Cara Comum
  • Filme Malu de Bicicleta
  • Já está no ar 3ª edição da Geckonidae!
  • Branding Multisensorial
  • Design Thinking

Contatos comercial@agenciaazul.com.br

Rio de Janeiro

Agência Azul

_ Rio de Janeiro

55. 21. 2521-0045

Rua Santa Clara, 70 / Sala 503
Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Brasil, BR CEP 22041-012

www.agenciaazul.com.br
São Paulo

Agência Azul

_ São Paulo

55. 11. 2599-8432

Rua Alexandre Dumas, 1711 - 5º andar
Santo Amaro, São Paulo - SP
Brasil, BR CEP 04717-004

www.agenciaazul.com.br
Proxima Sessão Sessão Anterior Início