Desejo básico: liberdade para descobrir quem você é, mediante a exploração do mundo.

Meta: experimentar uma vida melhor, mais autêntica, mais gratificante.

Maior medo: cair numa armadilha, conformidade, vazio interior, inexistência.

Estratégia: viajar, buscar e experimentar novas coisas, escapar das armadilhas e do tédio.

Dom: autonomia, ambição, capacidade de ser fiel à própria alma.

O explorador também é conhecido com buscador, aventureiro, iconoclasta, andarilho, individualista, peregrino, descobridor, anti-herói, rebelde.

Enquanto o Inocente espera ser capaz de viver no paraíso, o Explorador sai em busca de um mundo melhor. Motivados por um grande desejo de encontrar no mundo aquilo que se adpta às suas necessidades e esperanças, a jornada do Explorador é uma experiência ao mesmo tempo interna e externa.

Todo o gênero de relatos de viagens, contos de fada (como João e Maria), ficção científica (sobre a exploração do universo), histórias sobre a entrada na vida adulta e narrativas sobre pessoas que largaram o casamento, o emprego ou a cidade natal têm no Arquétipo do Explorador a matriz e razão de seu sucesso

Exploradores costumam gostar de esportes, especialmente os individuais e solitários, como corrida, caiaque, esqui, bicicleta, surf, skate, vôo livre etc.

Marcas do Arquétipo do Explorador

O simples desejo de pôr o pé na estrada é uma importante expressão do Explorador. Nesse sentido, alguns produtos servem naturalmente como acessórios na jornada do Explorador, como os automóveis (em especial os off-roads) e vários tipos de barcos.

Um anúncio clássico do Explorador contém grandes céus abertos, estradas desimpedidas, natureza (especialmente montanhas – lembrou-se das antigas propagandas de marcas de cigarro como Malboro e Holywwod?) -, escaladas, o céu noturno e as representações das possibilidades infinitas do céu aberto.

A Starbucks, por exemplo, é uma obra-prima de marca que se utiliza do arquétipo do Explorador. Listada pela Interbrand como umas das 25 maiores marcas do século XXI, a rede tem um expressão, corajosa, coerente e consistente do arquétipo do Explorador: em seu nome, logotipo, embalagens, lojas, produto, serviços e mitologia. 

O nome Starbucks é uma referência literária clássica ao romance Moby Dick, de Herman Melville (Starbucks era o primeiro imediato da baleeira Pequod), que é complementado pelo logotipo de uma deusa marinha com longos cachos encaracolados (as espirais são ligadas ao desejo de vir a ser). A imagem natural e ecológica é reforçada pela cor verde, enquanto a decoração das lojas, combinando tubulações metálicas e madeira, faz lembrar um navio à vela.

O ato de pedir um café, com as múltiplas opções de leite, xaropes e cafés, se torna uma afirmação de identidade pessoal.

Hoje em dia, sozinho, de casa, o Explorador pode navegar pela internet e explorar, mesmo que não fisicamente, através de um mundo de informações. O nome Amazon (Amazônia) evoca a imagem de um barco no rio Amazonas, enquanto você está confortavelmente sentado em sua casa.

O arquetípico nome Amazon também evoca as lendárias guerreiras da Grécia antiga, oferecendo uma associação com o poder feminino.

Amazon é uma marca profundamente arquetípica. Não é surpreendente que uma das primeiras empresas a estabelecer uma identidade de marca consistente na internet tenha feito isso, em parte, adotando um nome arquetípico que evocava um significado apropriado.

Os Estados Unidos da América têm a essência da marca do Explorador, com sua herança imigrante e ênfase na liberdade e direitos individuais. O país foi criado pelos “Founding Fathers” sobre a Declaração da Independência, afirmando o direito individual “à vida, liberdade e busca da felicidade”. A Constituição Americana (escrita do ponto de vista de “nós, o povo americano) foi cuidadosamente redigida para proporcionar um sistema de controle para restringir o poder do estado, a fim de garantir que nenhum ente estatal jamais tivesse poder suficiente para restringir a liberdade dos indivíduos.

Parte da “magia” dos produtos americanos está no espírito do arquétipo do Explorador. Quando um trabalhador chinês compra uma latinha de Pepsi ou outro produto tipicamente americano, parte do que ele está comprando é um pequeno e fugaz senso de liberdade e possibilidades.

O arquétipo do Explorador está influenciando bastante as decisões de compra dos consumidores nessa 2ª década do século XXI. Os Exploradores são profundamente céticos em relação à propaganda enganosa e produtos que não entregam o que prometem. Gostam de marcas que parecem ser autênticas e são influenciados por pessoas que parecem reais.

É um momento que parece ser particularmente propício para marcas do Explorador.

Os níveis do Explorador

O chamado: alienação, insatisfação, inquietude, anseio, tédio.

Nível 1: pôr o pé na estrada, ir ao encontro da natureza, explorar o mundo.

Nível 2: buscar a própria individualidade, individualizar-se, tornar-se realizado. 

Nível 3: expressar a individualidade e a singularidade.

Sombra: ser tão alienado que não consegue achar um meio de se adaptar.

O arquétipo do Explorador poderá dar uma identidade à sua marca se:

– Seu produto ajuda as pessoas a se sentirem livres ou é de algum modo não conformista ou pioneiro.

– Seu produto é forte e vigoroso ou é apropriado para uso na natureza, na estrada ou em ambientes e locais perigosos.

– Seu produto pode ser comprado via internet.

– Seu produto ajuda as pessoas a expressarem a sua individualidade (moda, mobiliários etc).

– Seu produto pode ser comprado e consumido em movimento.

– Você procura diferenciar sua marca de outras bem sucedidas.

– Sua empresa tem uma cultura do Explorador.

Serão publicados artigos para cada um dos arquétipos. Clique aqui para ser avisado quando o próximo artigo for lançado.

Ou clique aqui para ler o artigo sobre o Arquétipo do Inocente.

Clique aqui para ler o artigo de introdução aos arquétipos de marca.

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Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.