Como os princípios de trabalho de Ray Dalio podem otimizar resultados da sua marca.

O livro “Princípios”, de Ray Dalio, fundador da Bridgewater – empresa de investimentos que gerencia mais de U$ 150 bilhões – é dividido em 3 partes, que na verdade são 3 livros independentes:

– Biografia.

– Princípios de vida.

– Princípios de trabalho.

É um excelente livro, profundo, prático e minucioso, sobre o modo de pensar, gerir e tomar decisões de Ray Dalio, que hoje tem um patrimônio pessoal de aproximadamente 18 bilhões de dólares. Nada mal. Acho que dá pra aprender alguma coisa com esse cara.

Nesse artigo, vou me ater ao livro 3, que fala sobre os princípios de trabalho, e como esses princípios podem ser aplicados aos investimentos em marketing digital.

O livro é todo estruturado a partir dos macro princípios: 

1) Encare a realidade

Esse é o princípio 1, o mais importante. Dalio defende que você deve evitar viver num mundo de ilusões, turbinado pela vaidade e proteção a ataques ao ego. Ao contrário, deve encarar a realidade de frente e lidar com ela da melhor maneira possível. Isso me lembra do conceito de growth mindset da, Carol Dweck.

Muita gente evita encarar a realidade quando ela não condiz com as suas expectativas. E passa a buscar viver de aparências.

Para tomar as melhores decisões, compreender a realidade é fundamental. 

Trazendo esse princípio para o mundo dos negócios e do marketing digital, a primeira pergunta a fazer é: você está monitorando as métricas-chave do seu negócio (OKRs – objectives and key results) e do marketing digital da sua marca (KPIs – key performance indicators)?

Ou você está mais interessado em métricas de vaidade?

Com que frequência seus OKRs e KPIs são analisados e planos de otimização de performance são traçados?

Como um investidor profissional que toma a decisão de comprar uma ação (e não vira as costas e vai olhar o resultado só no próximo mês), você deve acompanhar seus números diariamente.

Para isso, o primeiro passo é ter dados e informações de qualidade. 

Mas se essas informações não forem analisadas, não têm nenhuma utilidade. E, se forem analisadas, mas nenhuma decisão prática for tomada, essas análises terão pouco valor.

Ou seja:

– Encare a realidade (tenha dados e informações de qualidade). 

– E lide com ela da melhor forma possível (analise e tome decisões práticas para tentar melhorar a performance dos esforços da sua marca em marketing digital).

– Repita o processo frequentemente.

2) Tenha mente aberta

Você quer que a sua opinião sempre prevaleça ou quer tomar as melhores decisões? Se o objetivo for tomar as melhores decisões, é importante ter em mente que todos temos uma enorme zona de ignorância e é bastante sensato buscar outras fontes competentes para chegar à melhor decisão e estabelecer uma “meritocracia de ideias”. 

Isso significa ponderar a credibilidade de cada pessoa que está opinando sobre determinado assunto, inclusive a sua.

Se você é o Diretor de Marketing ou o CEO da empresa, é provável que sua opinião sobre as melhores táticas e técnicas de SEO seja menos crível – e deve ter peso menor – do que a de um especialista em SEO e métricas por exemplo.

Tenha a mente aberta para questionar as suas convicções. Isso é especialmente importante quando estamos falando de marketing digital e tecnologia, setores em que a velocidade das mudanças é enorme.

Deixe o ego de lado e esteja aberto a receber feedback de outras pessoas da equipe. E tenha humildade para voltar atrás em decisões que parecerem inadequadas. Você não está sempre certo e as opiniões de outras pessoas competentes podem te mostrar coisas que você não viu ou não quer ver.

3) Controle as emoções

Aprenda a controlar as emoções. Isso é fundamental para tomar as melhores decisões em marketing digital. Analise as consequências das suas decisões não apenas no curto prazo, mas também no médio e longo prazo. 

E procure antecipar os reflexos de 2ª e 3ª ordens. 

Isso é extremamente importante quando estamos falando de marcas que têm atuação consistente em real time marketing. 

Por exemplo: quando surgir uma crise coordenada por um movimento militante da causa X a respeito de uma campanha de sua marca, você precisa pensar não apenas em como a marca vai se posicionar a respeito, mas nos reflexos de 2ª e 3ª ordens. Como os militantes da causa X vão reagir ao seu posicionamento? E os militantes da causa anti-x? Algum concorrente ou outro player pode se aproveitar da sua resposta para provocar uma crise ainda maior?

Melhor ainda: antecipe a possível crise com os militantes do movimento X antes de lançar a campanha.

Tenha frieza para analisar cada cenário e não se deixe tomar pelo desejo de reação imediata e impensada. Isso vale tanto para questões externas, junto ao público, quanto para as internas, com a equipe.

Controle suas emoções, analise e antecipe movimentos, de modo a prever reações e criar oportunidades e reverter crises.

4) Aprenda com os erros

Erros são inevitáveis. A realidade consiste em lidar com as pedras no caminho. Use os erros para melhorar o processo de tomada de decisão e se aperfeiçoar – especialmente os erros mais dolorosos.

Faça deles seu combustível para tomar melhores decisões e otimizar a performance da sua marca. Mais uma vez, ter acesso a dados e informações de qualidade é fundamental. Mas eles de nada servirão se você não analisá-los a fundo e, mais do que isso, se após a análise não tomar decisões práticas para aperfeiçoar suas ações de marketing digital.

Etapas de Ray Dalio aplicadas ao marketing digital  

1) Estabeleça metas claras:

Estabeleça sempre metas SMART para sua marca: specific, mesurable, achieveable, realistic, timely. Ou seja, tenha metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com tempo determinado.

– KPIs (key performance indicators): várias métricas são importantes, mas acompanhe mais de perto seus indicadores chave de performance. A maior parte das outras métricas são apenas meios para atingir os indicadores chave.

– OKRs (objetives and key results): da mesma forma que é importante estabelecer KPIs para uma marca ou campanha, é interessante estabelecer objetivos e resultados chave para mensurar o sucesso do negócio como um todo.

2) Identifique e não tolere problemas

Tenha agilidade e clareza para identificar os obstáculos que estão se colocando entre você e os KPIs da marca e OKRs do negócio. Eles sempre vão existir. Não faça vista grossa. Uma vez que identifique esses problemas, haja consistentemente para eliminá-los.

3) Entenda as causas do problema

É importante ir a fundo no entendimento das causas reais do problema. Do contrário, suas ações vão apenas lidar com os sintomas, não com os obstáculos reais que você deveria lidar.

4) Desenvolva um plano

Uma vez que tenha entendido as reais causas do problema, elabore um planejamento – ou ajuste no planejamento atual da marca – para eliminar esse problema.

5) Faça o seu melhor.

Esqueça essa mentira que te contaram sobre a eficiência do trabalho multitarefas. 

Nenhum atleta tem uma performance extraordinária enquanto faz outra coisa. Um artista não produz uma obra prima enquanto responde o WhatsApp. 

Nenhum trabalho realmente relevante é feito no modo multitarefas.

Num mundo onde distrações, notificações e dispersão são a regra do dia a dia, uma das coisas mais escassas e valorosas no mercado são profissionais focados e capazes de ligar o modo “flow” ou “deep work” com facilidade.

Se é pra fazer algo, que seja bem feito. Não faça por fazer. O esforço e energia necessários para executar algo “meia boca” é maior do que para fazer bem feito – uma vez que o trabalho bem feito tende a gerar menos re-trabalho e mais muito mais resultado.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.