Cada vez mais marcas brasileiras estão investindo em Inbound Marketing como uma forma de atrair leads e novos clientes com conteúdo relevante. Nessa estratégia, embora o tempo para se obter resultados possa ser um pouco mais longo em relação à publicidade online tradicional, os retornos são constantes e crescentes, fazendo com que o ROI (return over investiment) seja maior. A prática conta com investimentos em SEO, redes sociais, blog posts, vídeos, e-books, podcasts e e-mails personalizados, dentre outras ferramentas, para trabalhar a jornada de compras dos clientes dentro do funil de vendas: do “topo de funil” (conteúdos para as pessoas que ignoram a necessidade ou não pensam sobre os benefícios oferecidos pelo seu produto ou serviço), passando pelo “meio de funil” (conteúdos para pessoas que começam a se interessar pelo assunto), chegando ao “fundo do funil” (pessoas que estão prontas para a compra).
Maximizando o ROI
As marcas buscam, por meio dessas iniciativas, entregar valor para os potenciais clientes e conquistar a permissão das pessoas para estabelecer uma comunicação de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. Se bem trabalhado, o Inbound pode ter um excelente custo-benefício, maximizando os resultados do investimento em comunicação. Especialmente em tempos de crise, é importante investir para continuar a crescer, mas de forma assertiva.
Ao investir em Inbound Marketing, a marca tem mais possibilidade de personalizar o conteúdo para diferentes momentos de captura de um cliente. Na fase de planejamento, é importante definir as buyer personas, personificações de “clientes ideais”, com quais a companhia vai trabalhar, de forma a transformar gradativamente visitantes em leads, oportunidades, clientes até divulgadores do serviço ou produto da empresa. Em cada fase, há estratégias eficazes de comunicação.
Estratégia e metodologia
O método desperta o interesse do consumidor pelo conteúdo e pelo produto em vez de comprar a audiência por meio de anúncios, e-mails com spams e publicidade. De modo geral, o Inbound Marketing troca o tom imperativo de apresentação do que está sendo vendido e passa a entregar gratuitamente conteúdos valorosos, com base nos gostos dos usuários, até que a compra se torne algo natural e desejado pelo cliente.
De todo modo, o Inbound é feito para pessoas e não apenas empresas, o que torna a estratégia cada vez mais adaptável aos modelos de consumo. A maneira como será feita a abordagem é que vai variar conforme o setor, posicionamento da marca e target. Ao entregar conteúdo de valor, a marca comunica ao mercado que não tem como meta somente a venda e sim agregar valor à vida do consumidor.
Blog
Um dos modelos mais usados para não só ganhar novos clientes, como também fidelizar os que já consomem seus produtos, é o blog. Ele se tornou a base central de uma estratégia de marketing de conteúdo. Por meio dele, a marca pode compartilhar conteúdos relevantes – e parte do conhecimento da empresa – em forma de artigos, infográficos, vídeos, cases de sucesso, dentre outros assuntos que chamam atenção dos internautas e fazem com que eles cheguem até as plataformas digitais da marca. Nessa produção de conteúdo, é fundamental sempre levar em consideração as keywords importantes para o negócio, de acordo com as análises de performance de SEO (search engine optimization).
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.