Após inúmeros rumores, finalmente o mundo conheceu o iPhone 5 em uma conferência realizada pela Apple em São Francisco, na última quarta-feira.
Como era de se esperar, o aparelho vem com diversas novidades no design. A mais comentada delas é a tela maior, com 4 polegadas (contra 3.5 polegadas da versão 4S), já prevista em todos os boatos dos últimos meses. Por conta disso, o iPhone agora é mais comprido, com 123,8mm, possibilitando uma linha a mais de apps, que passam a ser 5.
O aparelho também ficou mais leve, pesando apenas 112g com 7.6mm de espessura, que, apesar de não ser o mais fino do mercado, como afirmou Tim Cook (pelo menos três aparelhos disponíveis são mais finos que o iPhone 5 – Oppo Finder, Droid Razr e ZTE Athena), continua sendo o mais fino entre seus concorrentes mais importantes. Ainda sobre o design externo do aparelho, a placa de vidro traseira foi substituída por uma elegante placa de metal, evitando os trincos que viraram tão comuns nos iPhones.
Em termos de performance, a Apple afirma que o novo processador, o A6, com dois núcleos de processamento, garante o dobro da velocidade da versão anterior. Além disso, o iPhone passa a dar suporte à tecnologia 4G-LTE, apesar de ainda não trazer a tecnologia NFC, que era esperada e viabilizaria a troca de dados à distância – utilizada para fazer pagamentos em estabelecimentos, por exemplo.
Quanto à câmera traseira, apesar de manter o sensor de 8 megapixels, tem melhorias de desempenho e resolução, além de passar a funcionar em redes Wi-Fi e de telefonia celular. Também ganha o recurso de fotos panorâmicas sem a necessidade de um aplicativo, gerando imagens de até 28MP de resolução. A câmera frontal passa a produzir imagens de até 720p e vem com sistema de detecção facial, útil em chamadas de vídeo.
O novo fone de ouvido da Apple, chamado Earpod
Os fones de ouvido são um caso a parte, já que foram totalmente redesenhados e agora são uma peça única, chamada EarPod, que promete reduzir o vazamento de ruído. O dock conector, que antes tinha 30 pinos, agora vem com apenas 8 , liberando espaço para que a entrada dos fones e um terceiro microfone fiquem na parte inferior do aparelho. Essa mudança no conector exigiu que a Apple criasse um novo adaptador para conexão com aparelhos mais antigos, e espera-se que a peça venha como acessório padrão com o novo smartphone.
Lightening, o novo conector, com oito pinos, ao invés de 30, e apenas 80% do tamanho anterior
Uma questão levantada para os consumidores brasileiros foi a adoção do chip Nano-SIM, que substitui o Micro-SIM empregado pelas operadores do país. No entanto, a Vivo foi rápida e já informou que começa a vender o novo chip no próprio sábado, dia 15 de setembro, antes mesmo da chegada do iPhone 5 no país. Outras operadoras também já se manifestaram, informando disponibilizar o novo formato no mercado “o mais rápido possível”.
A nova geração do smartphone da Apple não trouxe novidades quanto à capacidade de armazenamento, e continua disponível nas versões de 16GB, 32GB ou 64GB. Os preços de cada versão trazem pouca diferença quanto ao iPhone 4S, e os aparelhos saem pelo preço de US$199, US$299 e US$399, respectivamente, quando subsidiados por operadoras. No Brasil, dificilmente o aparelho chegará às mãos do consumidor por menos de R$2.000. Uma pena, já que nosso mercado continua em crescimento estável, com cada vez mais pessoas dispostas (e com condições) de bancar um smartphone de preço competitivo.
Gráfico do site Techtudo.com.br, comparando os principais smartphones do mercado
O iPhone 5 já está em pré-venda, e começa a ser vendido oficialmente no dia 21 de setembro em lojas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Cingapura e Reino Unido. Em 28 de setembro, mais 22 países passam a comercializar o aparelho, e até dezembro, outros 100, incluindo aí, possivelmente, o Brasil.
No fim das contas, diante da enorme expectativa criada, a sexta geração do iPhone não surpreendeu, muito devido ao vazamento da maior parte dos upgrades ainda antes do lançamento. Por outro lado, a novidade não chegou a decepcionar, e é um passo lógico da empresa em relação a um dos produtos que são seus carros chefe. Prova disso é a notícia de hoje sobre as pré-vendas do smartphone nos Estados Unidos, que teriam se esgotado em apenas uma hora. Além disso, são esperadas, claro, as já clássicas filas imensas em Apple Stores por todo o mundo, como sempre acontece em um lançamento desse porte pela empresa.
Resta agora esperarmos pacientemente pela chegada do iPhone 5 no Brasil para podermos testá-lo!
E você, o que achou das novidades?
Os internautas já começaram a prever as próximas versões do iPhone! Será que pega? =D
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.