Um dos eventos que mais movimenta a internet está chegando: a Black Friday. A data originalmente americana já faz parte do calendário do comércio brasileiro e o Google Brasil fez uma pesquisa que mostra as expectativas para esse ano. Destacamos 6 pontos principais:
1 – 82% dos brasileiros que compraram em 2014 pretendem gastar novamente em 2015.
2- As categorias mais compradas em 2014 e com maior intenção de compra em 2015 são:
- Celular ou smartphone – 27% (2014) – 29% (2015)
- Roupas, Calçados e Acessórios – 18% (2014) – 25% (2015)
- Notebook, Computador ou Tablet – 16% (2014) – 24% (2015)
- Eletrodomésticos – 17% (2014) – 24% (2015)
- TVs – 12% (2014) – 17% (2015)
- Itens de beleza – 6% (2014) – 11% (2015)
3- 63% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 200 nesse ano.
4- O e-commerce é o destino de compras preferido de 51% dos entrevistados. Já 18% querem comprar em lojas físicas e 31% em ambos os tipos de loja.
5- 50% dos entrevistados pretendem pesquisar em sites por ofertas antes de efetivarem a compra do produto.
6- 1 em cada 3 consumidores que não compraram na Black Friday 2014 querem comprar este ano.
Além disso, com as facilidades da internet as pessoas tem buscado mais informações sobre os produtos e a experiência de outros usuários através de sites e fóruns. O “boca a boca” virtual e a reputação da marca nas redes sociais é de grande relevância. E você, já está preparado para as compras ou para as vendas?
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.