Você sabe o que é análise SERP? É a sigla de Search Engine Results Page, ou seja, a página de resultados de mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, Baidu, etc.

É o processo que monitora e avalia os resultados da pesquisa orgânica para uma determinada palavra-chave ou frase.

O objetivo é entender como os sites aparecem na página de resultados e identificar como  melhorar sua classificação e aumentar sua visibilidade.

Existem diversas plataformas de SEO que fazem esse tipo de pesquisa. Algumas são gratuitas e na maioria das vezes possuem recursos adicionais disponíveis por uma taxa. Alguns exemplos são Google Search Console, Ahrefs, SEMrush, Thruuu, Moz Local Listing Score, Ubersuggest, entre outras.

Estas plataformas também podem oferecer dados como verificação de palavras-chave, análise de backlinks, checagem de erros técnicos e relatórios de desempenho.

A Thruuu, por exemplo,  é voltada para decifrar o algoritmo do Google e obtém dados On-SERP e On-Page. O site também fornece insights e estatísticas sobre o SERP, como o conteúdo mais longo, os tópicos mais importantes e as perguntas comuns mais relevantes para analisar os mecanismos de pesquisa e as páginas mais bem classificadas.

Dados On-SERP: dados visíveis na página do mecanismo de pesquisa, como os títulos das páginas, descrições, classificação da página e quaisquer outros recursos avançados exibidos pelo mecanismo de pesquisa (mapa, gráfico de conhecimento, etc).

Dados On-Page: os dados acessíveis diretamente de uma página, como título, estrutura de cabeçalhos, contagem de palavras, conteúdo do corpo e outras informações.

Na prática, você vai entender o que seu público procura ao digitar uma palavra-chave, também chamada de intenção de busca, vai analisar o conteúdo dos concorrentes e será capaz de escolher temas para os seus textos da maneira certa.

As funcionalidades e limitações de cada ferramenta podem variar, e algumas opções gratuitas nem sempre proporcionam todos os recursos que as versões pagas oferecem. É recomendado verificar os sites oficiais de cada uma delas.

A ideia é facilitar a elaboração de uma estratégia mais assertiva de conteúdo que melhore o posicionamento do seu site/blog nos buscadores.

Você já usa alguma dessas ferramentas?



Sobre o autor:
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