Não existe uma fórmula que garanta o sucesso das marcas nas mídias sociais, mas sabendo quais métricas são fundamentais para descobrir pontos fracos, você pode melhorar a sua estratégia em relação aos concorrentes. Aqui estão três importantes métricas de mídia social que você deve monitorar.

As mídias sociais são uma paisagem em constante mudança e, à medida que amadurecem, o caminho do sucesso é definido e medido, evolui com ele. Lembra-se da corrida para conquista do maior número possível de fãs? Hoje, apenas ter uma presença online não é suficiente, e construir comunidades é apenas um dos aspectos da estratégia de uma marca.

Agora, os gerentes de social media têm dados na ponta dos dedos para medir uma ampla gama de métricas de desempenho, dados demográficos e poderem chegar ao cliente de modo mais eficaz. O desafio está em se concentrar sobre as métricas que realmente importam – algumas das quais não são as primeiras que vêm à mente, e requerem um pouco de investigação para descobrir.

Aqui estão três métricas menos familiares que, no entanto, oferecem uma perspectiva interessante sobre como você está executando sua estratégia digital.

 

1-        Alcance e Frequência

Engajamento tem sido uma métrica importante para entender se o seu público está interagindo com sua marca. No entanto, se você se prende em apenas analisar o número de pessoas que terá algum tipo de iniciativa em relação ao seu conteúdo (como comentar, compartilhar, curtir), você não está vendo a imagem completa. Alcance e frequência são, indiscutivelmente, tão importantes quanto engajamento. Quando se trata de marketing da marca, deve-se fazer várias tentativas para esse equilíbrio atingir o número adequado de pessoas na frequência.

Repetição é a chave. Atingir audiências maiores com a mensagem de sua marca é o que a fortalece e faz crescer sua receita. A frequência é calculada dividindo-se Alcance Total (o número de vezes que seu conteúdo apareceu no feed do usuário) por Único Alcance (IDs exclusivos do Facebook para os quais seu conteúdo foi exibido, sem contar com múltiplas visões do mesmo usuário). Isso mostra o número médio de vezes que seu post (ou anúncio) foi mostrado para cada pessoa.

É importante monitorar o volume de mensagens porque uma alta frequência pode resultar em feedback negativo, o que pode prejudicar o alcance e provocar gastos sem resultados. Atentando para esse dado, você estará no caminho certo para encontrar a quantidade ideal de mensagens para a publicação com base em sua qualidade de conteúdo. Quanto melhor o conteúdo, mais o Facebook vai exibir o seu anúncio para um determinado usuário, dando-lhe mais valor para o seu orçamento, permitindo publicar mais vezes em um determinado período.

 

2-        Avaliação negativa

Essa métrica identifica quantas pessoas estão “escondendo” seu conteúdo do seu feed de notícias. Isso afeta claramente o seu alcance: uma vez que o seu conteúdo tenha sido marcado como Tag desinteressante ou spam, ele será mostrado com menos frequência. Não importa se você coloca dinheiro no post ou não (pago ou orgânico). Este número mostra se o seu conteúdo está alinhado com o seu público. Se este número é bastante elevado, você deve tomá-lo como um sinal de que está direcionando seu material para o público errado ou que precisa melhorar a qualidade do seu conteúdo.

 

3-        Métricas demográficas

Este segmento engloba métricas top de linha, como CTR (Click Through Rate), CPC (Custo Por Clique), alcance e assim por diante, por demografia. Isso permite medir o desempenho do anúncio por região, de modo que se pode avaliar e identificar onde seus anúncios foram mais ou menos eficazes.

Apesar de citarmos esses três pontos principais, entendemos que cada campanha possui seu KPI específico e por isso métricas que são mais ou menos importantes para atingir os resultados planejados. Ainda assim, analisando e compreendendo a frequência, avaliação negativa e métricas demográficas é possível perceber quais conteúdos/anúncios fazem mais sucesso e em que momento. Dessa forma, é possível fazer um melhor alinhamento dos posts com o público-alvo, atingindo com sucesso seus resultados.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.