É possível mapear a internet?

O que parecia improvável começou a ganhar forma:

Ruslan Enikeev apresentou o “Internet Map”, que cruza dados de mais de 350 mil sites e 2 milhões de links para criar uma imagem única que “representa” a galáxia Web. As informações utilizadas são do final de 2011, e as diferentes cores apontam as diferentes localizações de cada site.

Nas palavras de Enikeev:

“Como é de se esperar, os agrupamentos maiores são formados por sites nacionais, ou seja, sites que pertencem a um país. Por uma questão de conveniência, todos os sites relacionados a um certo país têm a mesma cor. Por exemplo, a zona vermelha no topo corresponde à parte russa da rede, a amarelha na esquerda representa o segmento da China, o roxo é o Japão, a grande parte central em azul claro são os EUA etc.

E o mais importante, agrupamentos no mapa têm significado semântico, isto é, ele reúne sites de acordo com seu conteúdo. Por exemplo, há um vasto agrupamento de pornografia entre o Brasil e o Japão, assim como vários pequenos grupos unindo sites da mesma área ou de propósitos semelhantes.”

As diferenças de tamanho entre os sites, obviamente, apontam o fluxo de tráfego em cada endereço.

Esse é o Brasil no mapa: http://bit.ly/Rfpd5P

Para ver o mapa completo, acesse o link abaixo!

http://bit.ly/Ox9AEB



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.