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A maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários e que dispensa apresentações, anunciou uma mudança no seu logotipo. O logo usado até hoje foi criado em 2005, e, por 10 anos, foi a marca do Facebook. No entanto, em 2013, a rede social redesenhou o seu ícone, o famoso “f” dentro do quadrado azul.

A marca antiga foi criada pela Cuban Council e utilizava a fonte Klavika como ponto de partida para seus ajustes visuais. Ao longo de uma década, se tornou icônica, de forma que a mudança “sutil”, como descrita por Josh Higgins, diretor criativo do Facebook, talvez não seja tão sutil assim. Segundo Josh, “Agora que o Facebook está maduro, nós decidimos modernizar o logo para torná-lo mais amigável e próximo. Exploramos diversas direções, mas no final decidimos que apenas uma atualização era necessária, e não um redesign completo”.

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O novo logotipo foi desenvolvido em uma parceria da equipe de design do Facebook com Eric Olson, designer de tipos da Process Type Foundry e criador da Klavika. A maior das alterações é que o “a” de dois andares, foi alterado para um “a” de um único andar. Os “o”s e o “e” são mais arredondados, e o “b” tem uma haste mais tradicional. Em essência, este é um logotipo perfeitamente aceitável, com excelente kerning e mais amigável.

A mudança foi muito bem executada, no entanto nos parece que o logo antigo possui uma personalidade mais forte e significativa do que o novo, que, por sua vez, sem dúvida é mais funcional, como pode ser observado em sua redução. Os responsáveis pelo design investiram muito esforço para resolver os problemas do logo atual, e conseguiram obter um excelente resultado.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.