- PRESSÃO VERDE: Em 2020, os consumidores passam do “status-verde” para a “vergonha-verde”.
Quando as alternativas sustentáveis são difundidas, acessíveis e tão boas ou melhores que as opções não-sustentáveis, o eco-consumo se torna menos sobre o status e mais sobre a vergonha de não usar. É por isso que, em 2020, milhões de consumidores buscarão produtos, serviços e experiências que os ajudem a aliviar essa crescente eco-vergonha. - AVATARES DE MARCA: Marcas humanas assumem uma nova e poderosa forma.
O cenário da mídia continua fragmentado. Canais digitais se multiplicam. Em 2020, os consumidores prestarão mais atenção às marcas que se incorporam por meio de novos personagens e avatares virtuais, permitindo que eles habitem os canais digitais de maneiras mais ricas, imersivas e humanas. - MARCAS METAMÓRFICAS E ADAPTÁVEIS: Os consumidores exigem relevância como um serviço.
Os consumidores estão preparados para serviços digitais em constante evolução e espaços físicos inteligentes – e acostumados à ultra-conveniência de ‘tudo como serviço’. Eles também vão esperar cada vez mais a relevância como serviço. Isso significa serviços e experiências que se adaptam constantemente às novas necessidades do usuário. - O ESGOTAMENTO: Marcas inteligentes correm para ajudar aqueles que estão esgotados pelas pressões da vida moderna.
A pressão constante para estar em modo de alta performance o tempo todo – pessoal e profissionalmente – está fazendo com que muitas pessoas esgotem suas reservas mentais e físicas. Em meio a um foco crescente no bem-estar, os indivíduos estão enfrentando o impacto de estilos de vida sempre ativos. Em 2020, esses consumidores buscarão as marcas para ajudá-los a combater esse esgotamento. - CONEXÕES AUTÊNTICAS: O futuro dos meios digitais será construído com conexões significativas.
Em 2020, os consumidores buscarão um antídoto para as vastas e tóxicas comunidades online e plataformas de mídias sociais. Eles abraçarão espaços digitais menores e mais íntimos que facilitam conexões respeitosas e significativas, e permitem que eles interajam com pessoas e marcas autênticas, que os encorajam a serem eles mesmos.
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Fonte: Trendwatching.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.