Alterar o logotipo de uma marca é sempre delicado e provoca hesitação nas empresas. Porém, o Google fez disso uma tradição. Desde 1998, várias versões modificadas da logo comemoram datas especiais. São os chamados Doodles, que em inglês significa um desenho rabiscado casualmente.
Clicar num Doodle inicia uma busca pelo assunto a que ele se refere. Isso tende a gerar bastante tráfego para sites que possuem relação com o tema.
Já foram criados mais de 300 Doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo. O Brasil foi homenageado pela primeira vez, em 2004, pelo aniversário da independência. Tom Jobim ganhou um lindo Doodle no último 25 de janeiro, quando teria completado 84 anos. Emília e Visconde de Sabugosa também chegaram à página principal do Google no dia em que nasceu Monteiro Lobato.
As primeiras modificações no logotipo eram tímidas. Em geral, o formato básico das letras era preservado. Com a evolução das logos customizadas já houve uma versão interativa no 30º aniversário do jogo Pac-Man, quando as letras do Google formavam um pequeno jogo.
Outra logo histórica foi a homenagem a Charlie Chaplin. Foi a primeira vez que o Google utilizou um vídeo no lugar do logotipo.
Todos os Doodles podem ser vistos aqui. E hoje? Já conferiram o Google do dia?
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.