Recentemente, um rapaz chamado Jeremiah McDonald fez grande sucesso no YouTube partindo exatamente dessa ideia. Em seu vídeo, o rapaz de 32 anos tem um surreal bate papo com ninguém mais, ninguém menos que… ele mesmo, aos 12 anos!

Pois é. Jeremiah, uma criança bastante criativa, se filmou em 1992, ainda em VHS, na primeira parte da auto-entrevista, para assistir quando fosse mais velho. Quando esse dia chegou, aos 32 anos, Jeremiah tirou o vídeo cassete do armário para conferir a fita.

Diante do conteúdo que assistiu, surpreendente até para ele mesmo, decidiu não deixar o pequeno Jeremiah sem resposta, e filmou a segunda parte dessa entrevista. O resultado é curiosíssimo, e você confere abaixo.

Seguindo essa mesma linha, mas com outra pegada (afinal, nem todos somos “espertos” como o pequeno Jeremiah), está o serviço gratuito do site FutureMe.org.

A página existe há bastante tempo, mas ainda não é muito difundida no Brasil. Em sua principal ferramenta, o usuário escreve um e-mail para si mesmo (ou para outra pessoa), e programa a data de entrega, que pode variar de um mínimo de 30 dias após o envio até o dia 31 de dezembro de 2062 (por enquanto).

A grande reviravolta da brincadeira é poder marcar sua mensagem para o futuro como ‘Privada’, que só você tem acesso, ou ‘Pública, mas anônima’, na qual o conteúdo de sua carta é postado em mural coletivo, sem seu nome, para que todos possam ler e compartilhar de suas palavras.

E é exatamente aí que o site vem encantando a todos. Os textos públicos vão do puro deboche a relatos comoventes de esperança por melhores dias, e atraem milhares de pessoas que se identificam e se apegam às histórias, alegrias, conquistas, piadas, expectativas e angústias de completos desconhecidos.

Sobram também depoimentos de pessoas que se mandaram e-mails e esqueceram completamente, tendo uma enorme e emocionante surpresa ao recebê-los tempos depois e se depararem de forma tão honesta com o que pensavam no passado. E esse é o charme do FutureMe.org.

Por isso, repetimos: o que você diria ao seu “Eu futuro”? Mesmo que não seja para se mandar uma mensagem, o exercício de auto-reflexão é sensacional.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.