Apesar da história tão recente, já podemos notar certos ciclos nas redes e ferramentas sociais. No Brasil, a ascensão, expansão e queda de redes como Orkut, MySpace e Fotolog foram testemunhadas em câmera lenta pelos internautas tupininquins. E, hoje, mais uma vez parece estar surgindo um novo momento.
Os criadores do Twitter, Biz Stone e Evan Williams, apresentam o que chamam de uma “nova etapa na evolução do compartilhamento online”: o Medium, a rede social híbrida, que casa aspectos do Twitter, Instagram, Blogger, Tumblr, Reddit, Pinterest e do próprio Facebook.
O Medium foi projetado para permitir que o usuário tenha maior escolha sobre o nível de contribuição que quer ter na rede. Os conteúdos, organizados a partir do conceito de “Coleções” temáticas, ficam dispostos hierarquicamente, de acordo com as respostas dos usuários nos votos e compartilhamentos, em oposição à Timeline exclusivamente cronológica do Facebook. Outra diferença que apresenta com a rede social mais famosa do momento é o botão ‘Curtir’, que passa a se chamar ‘Isso é bom’ e ganha muito mais relevância, já que passa a ser o critério de destaque para as publicações.
Até o momento, apenas convidados estão participando e postando ativamente no Medium, mas inscrições já estão abertas para quem possui uma conta no Twitter. Para esses inscritos, por hora, apenas uma rápida tour pela nova ferramenta, que está em fase final de testes.
Aqui na Agência Azul, ficamos com a mesma pergunta que deve estar atormentando o sono de Biz Stone e Evan Williams: será que essa moda pega?
Faça um tour em medium.com.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.