google-2

 

Esta semana houve algumas alterações na metodologia do Google que interfere diretamente no posicionamento dos resultados do buscador. A empresa fez um comunicado oficial ressaltando: “Nós estaremos expandindo nossa interface amigável de celulares como um fator de ranking. Essa mudança afetará as buscas em mobile em todas as línguas ao redor do mundo e terá um impacto significativo nos nossos resultados de busca.”. A mudança está valendo desde o dia 21 de Abril e em breve será possível perceber diretamente os resultados.

O Google faz alterações nos algoritmos na intenção de impedir materiais com palavras-chave e de qualidade questionável dentro dos resultados de pesquisa. Agora, isso também valerá para versão mobile dos sites. A ação está sendo chamada de “Mobilegeddon”.

O objetivo é ter páginas mobile-friendly, ou seja, que são adaptadas para uma boa versão em celular e dispositivos móveis. O conteúdo sempre foi um dos fatores principais dentro dos algoritmos, mas agora o formato adequado também conta pontos no ranking de buscas.

Segundo a empresa global, mais pessoas tem realizados buscas por aparelho mobile e esperam ter as mesmas experiências do desktop. Além disso, a migração também ocasiona mais anúncios para esse público.

 

Para entender melhor

Os algoritmos são programas de computador que buscam informações a fim de dar as melhores respostas ao que se procura. Ao utilizar um buscador para qualquer informação, existem milhares de páginas referentes ao assunto, mas a ferramenta cruzará seu perfil, localização, modo de escrita para achar as páginas que mais se enquadram na sua pesquisa.

Atualmente, o Google utiliza cerca de 200 algoritmos como: atualização de conteúdo, formato do website, região, imagens, indexação, ortografias, vídeos, dentre outros. As alterações surgem devido as mudanças de comportamento do usuário, inovações tecnológicas e tentativas de burlar o sistema.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.