Um novo universo a ser explorado pelo mercado publicitário já nasce com números poderosos e clientes fiéis. São os famosos e viciantes Games Sociais. Indo além do simples divertimento, esses jogos já movimentam milhões de dólares e interagem com a maioria dos usuários de redes sociais. Segundo pesquisa da Nielsen esses jogos já são a segunda atividade na qual os americanos gastam o seu tempo online.
A principal desenvolvedora de jogos sociais da atualidade é a Zynga, criadora do “FarmVille” e “MafiaWars”. Um fenômeno do Facebook com previsão de lucro de 450 milhões para 2010.
Nessas novas ferramentas, as tradicionais campanhas com banners são substituídas pela compra de artigos para seu jogo se tornar mais competitivo. São vendidos tratores, armas, animais e móveis… Todos artigos virtuais, porém pagos com dinheiro real.
O segredo desse novo relacionamento é que o consumidor tem total controle sobre sua experiência ao mesmo tempo em que é fiel a uma marca.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.