Domingo, hora do almoço, você entra em um restaurante, pega seu smartphone, entra no Foursquare, busca sua localização, faz “check-in” informando a seus amigos que você está ali, descobre se algum deles está por perto e ainda pode receber dicas, como qual é o melhor vinho da casa.
No seu primeiro ano de vida, o Foursquare superou todas as projeções focando no casamento da internet móvel com a localização urbana. Para as marcas, interagir com os clientes através desta nova mídia é algo fácil e objetivo. Por isso, oferecer descontos para o consumidor com o maior número de visitas e pontos tem se tornado cada vez mais comum como ação de marketing digital de algumas empresas.
No entanto, sempre tem alguma marca que decide inovar ainda mais. A Heineken criou um programa de fidelidade no próprio site, integrando seu perfil ao Foursquare, para cada “check-in” em bares, cafés ou clubes que vendem Heineken, você ganha 10 pontos. O melhor é que os prêmios são itens de merchandising, ingressos para shows e festas fechadas.
Informar por onde você anda ainda vai te render bons negócios.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.