Durante a Worldwide Developers Conference 2015, a Apple apresentou os vencedores do Design Awards, premiação aos melhores designs e mais inovadores aplicativos e jogos. A grande novidade é que, pela primeira vez, um app brasileiro foi premiado. Gabriel Mathias Rocha e Victor Lappas Giménez, da Bytebrushers, criaram o jump-O. No game, o usuário controla um círculo em um espaço de quadrados. A finalidade é achar a saída da fase e pegar o máximo de estrelas.
O primeiro lugar foi do Shadowmatic, um quebra-cabeças de figuras a partir de sombras formadas por objetos. São 80 tipos diferentes que utilizam objetos abstratos na construção. Outro destaque foi do Metamorphabet, um game com alfabeto interativo que traz imagens e animações que facilitam o aprendizado.
Dentre os apps com mais funcionalidade estão Workflow e Fantastical 2. O primeiro gera mais de 200 ações que facilitam o cotidiano: atalho para ligações, referências próximas do local, etc. O outro é um calendário avançado OS X Yosemite. Como editor de imagem, o Affinity Designer é ideal para imagem vetorizadas e pixel. Já para mixagem de músicas, o Pacemaker ideal quando instalado no iPhone, iPad e Apple Watch.
Um jogo reinventado é o Crossy Road, que consiste em personagens que precisam atravessas a rua sem morrer, lembrando o Frogger. O único que não está disponível no Brasil é o app Robinhood, que permite trocar ações entre os usuários, sem taxas e também obtém a posição de outro usuário pelo GPS.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.