O Facebook desenvolveu uma rede social exclusiva para empresas. A plataforma chamada de Workplace traz uma interface semelhante a do Facebook, não conta com publicidade e tem possibilidade de integração com sistemas de TI das empresas.

O Workplace mantém as principais funções do Facebook, como a possibilidade de criar grupos, vídeos em tempo real e chats. O feed de notícias também permanece, assim como os trending topics. A ideia é que a nova rede social traga a interação do Facebook para o ambiente corporativo, fazendo com que a comunicação entre os companheiros de trabalho seja aprimorada.

Além disso, a plataforma conta também com novos recursos como o Multi- Company Groups, que oferece a possibilidade de criar grupos compartilhados entre corporações. Com ele, empresas diferentes que estiverem trabalhando em parceria, poderão ter um espaço online para que os funcionários troquem ideias, agilizando assim, as tarefas.

Em contrapartida, o Workplace não é gratuito. A rede cobra das empresas que quiserem utilizar a plataforma um valor que varia de acordo com a quantidade de funcionários. São US$ 3 por cada usuário para empresas com até mil colaboradores, US$ 2 para empresas com até 10 mil funcionários e US$ 1 para organizações com mais de 10 mil empregados.

A rede corporativa estava em desenvolvimento a pelo menos dois anos. Os testes começaram em 2015 e já atraíram empresas do mundo inteiro. A ideia é ser uma plataforma onde os colaboradores possam interagir com mais facilidade, tornando-se uma solução mais rápida que o e-mail.

Cerca de mil organizações já trabalham com a Workplace by Facebook, entre elas Danone, Booking.com, Starbucks (nos Estados Unidos), Oxfam e Save the Children. E você? Acha que a nova plataforma seria funcional para as agências de comunicação? Nós aqui da Azul, nos animamos com a novidade!

 



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.