Growth Marketing é uma abordagem de marketing digital centrada em experimentação de campanhas para acelerar o crescimento de uma empresa. Envolve testar e otimizar várias estratégias para identificar aquelas que funcionam melhor e aplicá-las em larga escala. O objetivo é maximizar a eficiência do investimento e alcançar resultados de longo prazo.

O termo “Growth Marketing” começou a ser amplamente utilizado a partir da década de 2010 com o aumento da popularidade de startups e a necessidade de crescer rapidamente. No entanto, ainda são usados alguns princípios básicos de marketing criados nas décadas de 1960 e 1970.

Uma das principais dificuldades que um profissional da área pode enfrentar é a resistência de executivos e empresários de mentalidade tradicional e a falta de compreensão sobre a metodologia data-driven. Eles tendem a ver o marketing como sinônimo de uma atividade criativa apenas e de awareness de marca e fazem escolhas baseadas em opiniões e intuição. Se não compreenderem a importância de testar com agilidade diferentes opções de campanhas, podem não investir e não colaborar com o processo de forma adequada.

O profissional de Growth vai rodar centenas de campanhas diferentes até encontrar o melhor anúncio, com o menor custo por clique, o menor custo por lead, menor CAC (custo de aquisição de cliente) e o maior ROAS (Return on Advertising Spend). Quando estas táticas, estratégias, anúncios e segmentações de público  são encontradas, aí sim ele faz um aporte mais consistente e busca escalar esses experimentos bem sucedidos. A conclusão da avaliação dos testes é que orienta as decisões estratégicas. 

Portanto, é fundamental saber comunicar de maneira clara o valor do método e apresentar evidências concretas dos resultados conquistados. O processo deve ser dinâmico e quanto mais integrado com o cliente melhor. 

Na prática, esta forma de trabalhar funciona de acordo com os seguintes passos:

  1. Definição de objetivos: Definir claramente os objetivos da empresa ou produto, incluindo metas quantitativas (KPIs, indicadores-chave de performance)
  2. Identificação de hipóteses de crescimento: Identificar as principais barreiras e formular hipóteses sobre como superá-las.
  3. Teste e experimentação: Realizar testes e experimentos para validar ou refutar as hipóteses.
  4. Análise de dados: Analisar termos e métricas para identificar insights e tendências que possam ser aplicadas a outras áreas.
  5. Otimização e escalabilidade: Tomar decisões sobre o que funciona melhor, o que não funciona e o que precisa ser otimizado. 
  6. Repetir: Repetir o ciclo de experimentação e análise continuamente para mantê-lo crescendo e otimizando a estratégia.

Antes de investir no crescimento exponencial, uma empresa precisa resolver algumas questões internas e se preparar para acompanhar o ritmo acelerado. 

Algumas dessas questões incluem:

  1. Alinhamento de objetivos: A equipe deve estar alinhada aos objetivos da empresa. 
  2. Processos e sistemas: Os processos devem ser claros e os sistemas eficientes para suportar o crescimento. Isso inclui processos de vendas, suporte ao cliente, logística, entre outros.
  3. Equipe: A equipe deve ter alta performance, com as habilidades e capacidades necessárias para suportar a nova demanda. Isso pode incluir a contratação de novos talentos, treinamento e desenvolvimento da equipe atual, e criação de uma cultura de colaboração e inovação.
  4. Infraestrutura de tecnologia: A empresa deve ter uma infraestrutura de tecnologia sólida e escalável. Isso envolve investir em soluções como sistemas de CRM, análise, dashboards, automação, IA, , entre outros.
  5. Recursos financeiros: A organização precisa ter recursos financeiros suficientes para suportar aumento da demanda e investimento em novos recursos, tecnologias e talentos.

Ter um branding forte, claro e coerente ajuda a empresa a atrair novos clientes, fidelizar os atuais e garante uma imagem positiva durante o processo de growth.

As redes são leilões e quanto mais empresas estão anunciando para a mesma quantidade de pessoas, mais elas precisam pagar caro para conseguir a atenção deste público. Portanto, é preciso testar e ser criativo, explorar um pouco os limites, quebrar padrões e entender o que traz mais resultado. Esses experimentos costumam ser rápidos e de baixo impacto, portanto não expõem a marca. 

Quanto mais empresários compreenderem a importância deste processo e como opera o Growth Marketing , melhor. Afinal, quando eles atingem ou superam as expectativas, todos saem ganhando e uma ação integrada traz melhores resultados.



Sobre o autor:
A Agência Azul acredita que a estratégia digital deve ter um papel central no planejamento das marcas. Vivemos em um mundo em transformação, regida pelo consumidor, pela informação e por novas e diferentes conexões via redes digitais que vêm impactando todas as indústrias ao redor do mundo. Não faz sentido tratar a internet como apenas mais um canal do planejamento tático de comunicação. Nosso trabalho é focado em performance e na construção ou manutenção de posicionamentos de sucesso para as marcas de nossos clientes a partir de uma visão baseada em estratégia inteligente, criatividade e excelência em design. Nossa missão é ajudar nossos clientes a construírem marcas interativas, permeadas por conversas com os consumidores, pela construção colaborativa de valor, pela inovação constante, pela transparência e pela ética.