Você sabe o que é crowdfunding? Depois do buzz provocado pelas compras coletivas chegou a vez do financiamento coletivo.
O crowdfunding é uma nova forma de transformar projetos em realidade, um jeito prático e objetivo de capitalizar dinheiro através de mobilização e engajamento online. Por isso, o poder e influência das redes sociais são fundamentais nesse sistema.
No Brasil, existem no mínimo três exemplos bem sucedidos de crowdfunding: os cariocas do Queremos, que se especializaram em shows; o Incentivador.com, do cineasta Micael Langer; e o Catarse, que trabalha até com contribuições mínimas de dez reais.
Os idealizadores descrevem o projeto, definem um prazo e um valor para a execução, jogam na rede esperando atrair o capital de diversas fontes, sendo que a maioria são pessoas físicas ou pequenas empresas buscando um start-up para sua marca ou apoiar quem se admira.
Essa arrecadação de verba tem funcionado muito bem para jovens escritores, coletivos criativos, bandas independentes e filmes de baixo orçamento.
Aquele velho sonho de trazer sua banda preferida para o seu bairro ou se tornar amigo do seu escritor favorito agora é realidade. Em tempos de redes sociais, ser mecenas é fácil e custa apenas alguns por cento do projeto. Vale a pena conhecer mais essa ideia.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.