Não será apenas o marketing de conteúdo que vai gerar crescimento no tráfego orgânico para o site da sua marca. Para isso, você precisa empregar estrategicamente esse tipo de postagem, começando por uma análise específica de público-alvo e determinando o que é conteúdo relevante para o seu público.
Além disso, é necessário criar um padrão de frequência, adaptando a linguagem utilizada nas publicações ao seu leitor e focando nas palavras-chave que seu público procura online. Se envolvendo nesse processo e repetindo-o, você será capaz de desenvolver uma estratégia poderosa que produz constantemente tráfego orgânico. Conheça as etapas:
- Crie buyer personas:
Seu conteúdo precisa ser sobre algo que os consumidores se interessem em ler. Logo, antes de começar a desenvolver conteúdo, você precisa descobrir quem são os seus clientes-alvo. Que tipo de pessoa você quer que acesse seu conteúdo?
As buyer personas são representações fictícias e generalizadas dos seus clientes ideais. Elas ajudam você a entender melhor cada cliente e facilitam na adaptação de conteúdo de acordo com a necessidade, comportamento e interesse específico deles. Criar a buyer persona requer pesquisa de mercado e insights.
- Crie uma lista de palavras-chave baseada nas buscas frequentes da sua buyer persona:
O seu público é quem determina tudo sobre seu conteúdo, a substância, a forma, o estilo e o tópico. Se você busca tráfego orgânico por meio do seu marketing de conteúdo, você precisa ter um amplo conhecimento sobre a área que está lidando. Quanto maior for o seu conhecimento no seu nicho, mais eficiente você será ao criar conteúdo sobre aquele assunto.
Baseado no seu conhecimento sobre o seu nicho, escolha cinco tópicos mais pesquisados pelo seu público. Explore bastante alguns deles. Quando você acerta em um assunto que seu público realmente se interessa, você pode se permitir a gastar mais tempo e mais recursos criando conteúdo que vá fundo nesse assunto.
- Identifique qual tipo de conteúdo sua buyer persona mais se interessa:
O motivo pelo qual você está criando essas buyer personas é determinar o tipo de conteúdo que seu cliente-alvo quer. A maioria das marcas utiliza uma vasta variedade de conteúdo, uma média de 4 diferentes abordagens.
Você deve estar disposto a usar e experimentar diferentes formas de conteúdo, mas também deve escolher um deles para focar. Seu público e seu nicho particular vão gravitar sobre um certo tipo de assunto e é exatamente nesse tipo de conteúdo que você deve focar mais os seus esforços.
- Desenvolva um estilo e personalidade que seja atraente para o seu público:
Marcas realmente bem sucedidas têm seu próprio estilo e personalidade. Pense sobre suas próprias experiências, você provavelmente está sempre se direcionando a pessoas que gostam de você e que tenham gostos similares aos seus.
Assim também é com o marketing de conteúdo. Os consumidores se direcionam a uma personalidade similar à sua própria personalidade e caráter. Não basta saber apenas o tipo de conteúdo que seus clientes querem, você precisa também descobrir o estilo com o qual eles se identificam.
5 – Escolha suas mídias sociais:
É importante escolher mídias sociais que suas buyer personas utilizem. Não será eficaz você ter uma conta no Instagram, por exemplo, com milhares de seguidores, se aquelas pessoas não são clientes em potencial e se seus clientes sequer possuem conta no Instagram. Direcionar seu conteúdo para suas buyer personas, é uma prática que fará parte da sua estratégia de sucesso.
6 – Estabeleça um padrão de frequência de conteúdo:
A frequência de post de blog vai ser diferente da frequência de atualização do Twitter, por exemplo. Tudo gira em torno dos resultados que você obtém a partir da quantidade de esforço que você coloca na criação do conteúdo.
Após ter determinado a frequência do seu marketing de conteúdo baseado no tipo de público, você precisa se programar. Sem uma consistente e estratégica programação, você não pode esperar atrair seu público-alvo e ganhar tráfego orgânico.
Uma vez feito todo esse processo, refaça-o. Você não vai obter maior número de visitantes com apenas algumas semanas de marketing de conteúdo. Lembre-se que esse é um processo sistemático que, se executado da maneira correta, certamente trará resultados.
Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.