Novos boatos sobre quebra de privacidade no Facebook estão correndo o mundo. Dessa vez, nada de governos te espionando, pelo menos.

Em países como Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Filipinas, e diversos outros, usuários estão indignados, pois, supostamente, mensagens privadas com datas anteriores a 2009 estariam se tornando postagens públicas em suas Timelines.

As primeiras reclamações começaram a surgir ontem, e ganharam força conforme a notícia se espalhava pelo mundo, criando um princípio de pânico. O Facebook não demorou a se pronunciar e pediu calma, afirmando que não houve quebra de privacidade.

Segundo informação do site Techcrunch.com, um porta-voz da empresa de Mark Zuckerberg garantiu que todos os casos checados se tratam definitivamente de postagens antigas feitas publicamente, numa época em que os comentários e as curtidas ainda não existiam no Facebook. Isso geraria um fluxo muito maior de conversas nos murais, o que justifica a grande quantidade de posts que, hoje, quando descontextualizados, soam como mensagens particulares.

Não convenceu. Os “facebookers” continuaram reclamando e se sentindo expostos, afirmando que jamais publicariam diversas das informações contidas naquelas mensagens, como endereços e telefones, por exemplo. Enquanto a notícia correu jornais pelo mundo, o Facebook dava o assunto por encerrado, afirmando que a inviabilidade desse evento se dá por um motivo simples: os sistemas de mensagem e mural são distintos, portanto, o episódio é tecnicamente impossível.

Ainda segundo o site Techcrunch.com, o porta-voz da empresa sugeriu que é difícil se lembrar de como o Facebook funcionava há 4, 5, 6 anos atrás, e que nossas postagens costumavam ser um pouco mais relaxadas quando “os colegas de trabalho, patrões e avós de todo mundo” ainda não tinham uma conta na rede social #1 do planeta.

Portanto, até que se prove o contrário, não houve absolutamente nenhuma quebra de privacidade – pra variar. Mas, se agora você ficou um pouco cabreiro com o que já pode ter publicado um dia, quando o Facebook ainda parecia um “clubinho”, a dica é revisitar sua Timeline e esconder aquele post que você morreria de vergonha que seus clientes vissem. 😉



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.