Conhecem o Pay with a Tweet? É uma nova forma de se vender e comprar um produto. A novidade toma carona no marketing digital e no uso das redes sociais.


Funciona da seguinte forma: um usuário vê, por exemplo, um livro que quer comprar, cujo autor disponibilizou através do mecanismo ‘Pay with a Tweet’ ou pague com um tweet. O consumidor então clica no botão de compra, que gera um tweet automático do tipo “comprei o livro X, do autor Y, com um tweet”, e em seguida ele já pode baixar o livro de graça. Assim, o usuário usa sua rede social para divulgar o produto e ganha em troca o mesmo de graça. Isso gera, também, propaganda gratuita para o autor.


Esse serviço é útil em especial para a venda e divulgação de conteúdo criativo: DJs e músicos podem disponibilizar um novo mix ou single, um artista pode divulgar seu portfólio por um tweet e ganhar maior visibilidade, marcas podem expor o vídeo de uma nova campanha em troca de um tweet dando a essa um potencial maior de viralização, um autor pode lançar dessa forma um livro digital, como no exemplo acima, entre outros.


Quem quiser disponibilizar o seu produto para a compra com um tweet deve entrar no site e se cadastrar de graça. É claro que é sempre possível a divulgação de apenas parte do projeto. No exemplo acima, o autor pode escolher vender por um tweet apenas os primeiros capítulos do seu livro, por exemplo, como uma espécie de teaser, ou ‘test-drive’ do produto.


Há outros serviços de venda social sendo criados, como o Raffle Dog, que por enquanto é somente para usuários americanos. O interessado se inscreve numa rifa gratuita (no momento estão rifando uma vale-compras de $100 para a Amazon) e divulga esta pelo Twitter ou Facebook. O sorteio ocorrerá quando X pessoas fizerem um tweet ou um post no seu wall do Facebook divulgando a rifa. Um desses ‘divulgadores’ ganhará o prêmio.


Esses novos empreendimentos podem impulsionar uma onda de vendas sociais, gerando novas oportunidades de negócios que se valem do fator social para a venda produtos e serviços.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.