Em medida inédita, o Facebook reforçou a intenção de combater infrações em suas regras de conduta, e avisou que vai remover todas as “curtidas” falsas das fanpages pela rede. Segundo o comunicado da empresa, em média, 1% das “curtidas” de toda página são feitos de forma induzida ou involuntária, e serão desfeitas.

As novas funcionalidades visam controlar esses “likes” gerados a partir de malwares (um tipo de vírus), compras de lotes de curtidores, contas comprometidas, ou provenientes de práticas enganosas para com o usuário.

Dessa forma, a pretensão é amenizar a corrida sem critérios por curtidores e os abusos cometidos por diversas empresas e usuários. Espera-se, assim, que as páginas no Facebook se dediquem mais a melhorar a qualidade de conteúdo, e cada vez menos à camisa de força de aumentar números a todo custo.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.