Hoje de manhã, Mark Zuckerberg fez um anúncio que, provavelmente, esperou por muito tempo: o Facebook atingiu a marca de mais de um BILHÃO de usuários ativos mensais, estabelecendo um novo recorde.

Para se ter uma ideia da dimensão, isso quer dizer que cerca de 1/7 da população da Terra teria uma conta no Facebook. E mais: apenas 2 países no mundo têm populações com 8 dígitos – a Índia e a China.

Realmente, os números de Zuckerberg são impressionantes, principalmente levando em conta as constantes pancadas que sua empresa vem recebendo desde que abriu o capital, em maio deste ano.

Mas para celebrar o marco de hoje, foi divulgado mais cedo um vídeo no YouTube que, apesar de um novo show de números (com 11 horas no ar, o vídeo já soma 140.936 likes, 55.199 compartilhamentos e 7.589 comentários, e continua crescendo), despertou reações diversas. Logicamente, a maior parte dos usuários adorou e se sensibilizou com as imagens.

Por outro lado, diversas críticas foram feitas, entre elas a do conceituado Mashable.com, que avaliou o vídeo como um compilado de metáforas e alegorias falhas e clichês pseudo-profundos (como a comparação do Facebook com uma cadeira, uma campainha, ou uma pista de dança, por exemplo). O site, que definiu a peça como uma “Cadeira Vazia”, apontou ainda que, apesar de tratar de um tema absolutamente contemporâneo como a globalização das mídias sociais, toda a simbologia usada na tela é antiquada e datada, apesar do visual ser todo, de fato, deslumbrante.

Independente das críticas, fato é que a marca de hoje do Facebook enche os olhos, e propõe um futuro cada vez mais 2.0. (3.0, será?)

Assista o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões. Depois, não esqueça de deixá-la aqui embaixo, nos comentários!



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.