Chove, um homem de meia idade passa apressado por um outdoor e o anúncio lhe sugere o lugar mais próximo para comprar guarda-chuva e uma cafeteria. Uma mulher de salto e terno na faixa dos trinta anos passa. Em poucos segundos, a tela treme, o cartaz sugere um vinho branco e as ofertas do restaurante italiano da esquina. Essa é a nova realidade nas ruas de Tóquio.


As estratégias de marketing direcionado têm evoluído a cada dia, mas a concepção de um personal outdoor vai além das já muito comentadas técnicas de behavioral targeting. No Japão, uma empresa de eletrônicos tem usado a tecnologia de reconhecimento facial para adequar a mensagem ao público alvo com base na aparência do indivíduo e do local. Sexo, roupas e faixa etária são identificados supondo o que cada um compraria. Mais pessoal e direto impossível. “Dependendo do que estão vestindo, um terno ou camiseta e jeans, é possível dizer se é um estudante ou um assalariado e anunciar de forma mais eficaz”, explica Chris Shimizu da NEC Corporation.

Os painéis são feitos para medida de quem passa como uma ficção científica de Steven Spielberg. Entender os desejos e o comportamento dos clientes nunca foi tão real e imediato.

O segredo do outdoor é uma pequena câmera que capta a imagem do pedestre, por isso a distância entre o consumidor e a tela é importante para identificar o nível de interesse. As informações vão para um banco de dados com dez mil perfis reais, onde estão registrados características e estilo de vida comum a todos. O sistema seleciona a publicidade adequada para a categoria de consumidor que passa por seu cartaz. As placas também estarão conectadas à internet para que os publicitários troquem as mensagens quando quiserem. Simples não?! Bem-vindo ao futuro da publicidade!

Texto original no The Globe and Mail



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.