Impressora 3D pode construir casas com materiais orgânicos

_11 nov 2015

As impressoras 3D tem ganhado bastante visibilidade no mundo moderno e são importantes ferramentas para diversos projetos como reconstrução de peças da engenharia, protótipos na tecnologia e até mesmo estudos de partes do corpo na medicina. A grande novidade é o seu uso na construção civil, com base de matéria orgânica. A ideia inicial foi de uma empresa de engenharia italiana, pensando no desenvolvimento do projeto World´s Advanced Saving Project (WASP).

A Big Delta é a maior impressora 3D do mundo, com 12 metros de altura. A sua tecnologia é baseada na vespa de oleiro, inseto que constrói seu ninho depositando camadas de lama uma em cima da outra. O objetivo é utilizar a máquina para ajudar comunidades pobres na construção de residências, em regiões com pouca energia, reduzindo o custo de produção a quase zero.

 

As casas construídas precisam inicialmente de uma estrutura de metal, e em seguida começa o processo. A matéria prima utilizada para construção é barro, argila ou fibras naturais. Já o cimento é apenas um aditivo para garantir a consistência da casa.

As novas tecnologias tem se mostrado grandes ferramentas de mudança. Com isso, esperamos que mais projetos sustentáveis e sociais surjam a partir das descobertas tecnológicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contatos [email protected]

Rio de Janeiro

Agência Azul

_ Rio de Janeiro

55. 21. 2521-0045

Rua Santa Clara, 70 / Sala 503
Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Brasil, BR CEP 22041-012

São Paulo

Agência Azul

_ São Paulo

55. 11. 2599-8432

Rua Alexandre Dumas, 1711 - 5º andar
Santo Amaro, São Paulo - SP
Brasil, BR CEP 04717-004

Proxima Sessão Sessão Anterior Início