blog_azul_post_#

 

As hashtags estão por toda a parte. Elas transformam a palavra ou frase em um link que organiza o conteúdo e permite pesquisá-lo e acompanhar discussões baseadas nessas palavras-chave.

O Twitter foi a primeira rede social a adotá-las, mas agora estenderam-se para outras plataformas como Facebook, Instagram, Tumblr, Vine, Pinterest e Google+. As hashtags ajudam a definir o tom dos seus comentários, a criar a sua própria voz dentro de uma postagem. Elas dão contexto, além de darem entonação, como humor ou sarcasmo, por exemplo.

Muitas empresas que possuem contas no Twitter e em outras redes determinaram certas estratégias para melhorar seu uso com as hashtags, como usar as que sejam realmente relevantes, que tenham relação com o seu negócio, além de observar o que as outras empresas do seu ramo estão utilizando; seguir as tendências dentro do universo do seu negócio; criar a sua própria hashtag para um evento ou campanha; gerar buzz criando uma competição ou promoção – é uma boa maneira de fazer que os usuários retweetem a sua hashtag e, consequentemente, falem da sua marca.

Visando um bom uso das hashtags, seguem três dicas principais para os todos os tipos de usuários:

Seja específico: se você está usando hashtags para se juntar a uma conversa, tenha certeza que ela é relevante e específica o suficiente para a sua discussão. Hashtags muito vagas ou genéricas não ajudarão a fazer sua discussão ser encontrada.

Seja simples: assim como links, se são utilizadas muitas vezes, dão a impressão de ser spam. Para Twitter e Facebook o máximo de hashtags deveria ser três. Já no Vine e Instagram esse número pode ser maior.

Dê contexto: um post que tenha só hashtags deixará os usuários confusos e sem saber do que você está falando. É importante contextualizar a conversa na rede.

 

Fonte: http://on.mash.to/1laoGCk



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.