Muitas vezes enviamos e-mails para pessoas que recebem muitas mensagens diárias ou são muito ocupadas e nosso material passa despercebido. Então como enviar algo que seja relevante e obtenha resposta? A solução é um e-mail marketing que, mesmo comum, pode ter características específicas e personalizadas. Certamente nossas dicas vão ajudar em contatos de podcasts, e-mails de negócios e divulgações.

 

Como ser chamativo?

Você pode gastar horas escrevendo um e-mail perfeito, se preocupar com texto e cores, mas se ninguém abrir, não terá resultados. É preciso despertar a atenção para a pessoa clicar e isso é feito no assunto da mensagem, que nada mais é do que o título.

Parece óbvio o que estamos falando, mas verifique sua própria caixa de entrada e quantos das mensagens diárias você abre? Algumas estão em caixa alta, outras com códigos e informações demais, enquanto outras são tão vagas que nem se entende qual o assunto do e-mail.

O primeiro passo é definir sobre o que fala o e-mail, não exatamente o objetivo, mas o conteúdo. Depois, tentar reduzir a informação em 5 ou 7 palavras, que devem estar dentre as palavras-chave do seu texto principal.

Tente perceber isso do ponto de vista do destinatário: quais palavras teriam relevância; quais temáticas ele se interessa? Outra dica importante é utilizar o nome da pessoa no campo Assunto e não somente no texto interno. Essa estratégia gera proximidade com o destinatário.

 

Deixe claro que você quer falar especificamente com ele!

De modo geral, as pessoas acreditam que basta copiar, colar e enviar para centenas de pessoas o mesmo material, mas a ação em massa não é o mais apropriado para internet. O público-alvo deve ser analisado e compreendido para gerar diferentes materiais que se adequem a linguagem e busca específica daquele nicho.

Por isso, é importante mostrar para o usuário porque ele está sendo atingido (porque fez uma busca, pela profissão, pela atualização de um status, etc.). Deve-se mostrar que sabe algo sobre o seu destinatário e essas especificidades demonstram que você gastou tempo desenvolvendo algo para ele.

 

Use informações e resultados

Adicionar informação relevante ou estatísticas pode ser fundamental para dar mais credibilidade ao seu e-mail e acentuar o interesse do destinatário.  Essas informações podem ser uma pesquisa sobre a área, artigo de alguém conhecido no meio ou entrevista de alguém influente falando sobre a temática.

Acrescente dados sobre seu produto/serviço também (lançamento, número de vendas, público que foi atingido). Procure mostrar o quão significante ele será para o destinatário e o quanto já foi relevante para outras pessoas.

 

Curto, simples e humano.

A maioria das pessoas já tem uma rotina muito ocupada, então não gaste muito do tempo delas. Mantenha seu e-mail curto, com linguagem simples e humana. Seja coloquial e escreva como se estivesse conversando com a pessoa, um encontro rápido para passar algumas informações e convidar para mais aprofundamento futuro.

Mostre-se interessado na pessoa, acessível e relevante pra ela. Não existe uma fórmula de e-mail para conseguir a atenção do destinatário, mas existem caminhos que podem auxiliar. Agora, depende de você estudar seu público-alvo e aplicar as dicas de acordo com as demandas.



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.