Se você ainda não leu o primeiro artigo sobre o assunto, vale a pena ler essa parte antes de continuar. Lá estão algumas dicas básicas sobre como produzir conteúdos de qualidade no Stories, que atraiam a atenção e engajem o seu público.

Bom, antes de começar, é importante lembrar que Facebook e Instagram são plataformas de venda de mídia e o alcance orgânico dos conteúdos nessas plataformas é cada vez menos relevante para a maior parte das marcas. 

Para atrair mais seguidores e aumentar as visualizações do seu Instagram Stories você vai precisar investir em campanhas no Facebook Ads. Teste diferentes segmentações de anúncios, tabule os resultados e foque em otimizar aqueles que trouxerem mais visualizações. E suspenda as campanhas que trouxerem menos os resultados chave que você estabeleceu.

É interessante também integrar o Instagram com o Facebook, de modo que os seu Stories também sejam veiculados no Facebook. Assim, você pode ter views para seus Stories nas duas plataformas.

Crie uma estratégia de conteúdo

Sua marca já tem uma brand persona definida? Se não, busque desenhá-la, seja junto com a sua equipe ou buscando uma consultoria externa. 

Existem processos de design sprint para branding bastante úteis para isso, em que, em apenas 2 ou 3 dias de imersão, são feitos todo o entendimento do contexto atual do negócio, mapeamento de buyer personas, definição de territórios da marca, tom de linguagem, editorias, brand persona, arquétipo e propósito da marca, manifesto e prototipação do conteúdo para as redes sociais. Pode ser uma boa opção.

Pense por um momento nos canais e conteúdos que você gosta de consumir. O que eles têm em comum? Muito provavelmente, você vai concluir que eles abordam alguns determinados assuntos que você tem interesse. E de forma consistente, com regularidade. Faça o mesmo no Instagram Stories da sua marca. Defina os assuntos dos quais você vai tratar e com que frequência vai publicar. E seja consistente, seguindo a estratégia definida.

 

Verificando quem viu seus Instagram Stories

Você pode saber quem foram as pessoas que viram os Stories da sua marca, exceto aquelas que têm contas privadas. Para acessar essa informação, basta abrir o seu histórico. Os usuários são classificados por nível de interação (os que mais interagem aparecem primeiro).

Apps de edição para o Instagram Stories

Alguns aplicativos podem facilitar a sua vida na hora de editar os Instagram Stories da sua marca. Conheça alguns deles:

  • Canva: esse é o mais famoso. Tem vários templates interessantes, divididos por assunto. Ele possibilita a inserção de fontes diferenciadas, imagens, ícones e adesivos.
  • InShot: com uma interface fácil de usar e muito intuitiva, permite a edição de fotos e vídeos.
  •  Hype Type: tem como principal funcionalidade permitir a adição de textos animados e animações personalizadas aos seus Stories.

Analise o mercado e busque referências

Também é muito importante você olhar para o mercado, para os seus concorrentes e buscar referências e ideias para serem utilizadas. Vale olhar para concorrentes diretos, indiretos, empresas estrangeiras do mesmo setor e também para marcas de setores totalmente diversos. 

Com esse tipo de pesquisa, você pode encontrar bons insights sobre o que fazer e, não menos importante, sobre o que não fazer nos seus Stories.

É interessante também buscar alguns benchmarkings, marcas de referência – e acompanhar o conteúdo produzido por essas marcas ao longo do tempo. Se os benchmarkings forem bem selecionados, podem ajudar a abrir a cabeça para novas possibilidades, ideias de conteúdo e formas de uso do Instagram Stories.

 

Conclusão

O Instagram Stories é uma ferramenta fantástica e pode gerar muito resultado para a sua marca se utilizado da forma correta e com criatividade.

Nesses dois artigos, existem muitas dicas úteis pra você aplicar na prática no perfil da sua marca.

Mas cada público e cada marca são únicos. O mais importante é testar e descobrir o que serve pro seu público e pra sua marca. Teste, mensure, tabule os resultados, analise e incorpore o conhecimento ao dia a dia da empresa. E repita o processo com novos experimentos, de modo a evoluir e otimizar constantemente os resultados.

Quer conversar mais sobre esse assunto? Conte pra gente nos comentários qual dessas dicas você mais gostou. Se tiver dúvidas, pode escrever pra gente nos comentários ou enviando um e-mail por esse formulário.

 

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    Sobre o autor:
    Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.