O interesse das marcas pelo Instagram – especialmente pelo Stories – tem crescido bastante nos últimos anos. E não é pra menos. A rede social já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. E a funcionalidade Instagram Stories, se usada com propriedade, tem se mostrado bastante eficiente para gerar resultados.

Uma das razões do sucesso do Stories é a possibilidade de se ter um story telling em tempo real. As histórias são, por si só, um gatilho mental poderoso, que tem sido usado há bastante tempo pela publicidade para atrair o interesse dos clientes e aumentar as vendas. Elas despertam a curiosidade, aumentam a empatia, despertam desejos e motivam as pessoas a agirem – inclusive quando a ação é a compra de um produto ou serviço.

Seja autêntico

Para que esse efeito mágico ocorra, é fundamental que a história tenha autenticidade. Do contrário, o conteúdo pode ser percebido como falso, e as pessoas perderão a confiança e o interesse na sua marca.

Nesse sentido, é interessante mostrar as pessoas que estão por trás da marca. Afinal, seres humanos confiam em pessoas, não em marcas.

Mostre as pessoas reais que fazem a sua marca e incentive o seu público a interagir. O Instagram Stories tem diversas ferramentas interessantes para isso, como enquetes, respostas aos posts e envio de mensagens privadas (direct messages). Incentive seu público a interagir com você, inserindo CTAs (calls-to action) nos seus conteúdos. Ex: clique aqui para se inscrever, visite o blog para saber mais, responda a enquete etc.

Um pouco de música sempre vai bem

Uma outra boa dica para aumentar a atratividade de seus conteúdos no Instagram Stories é inserir uma trilha sonora. Uma maneira simples de fazer isso é selecionar uma música no Spotify ou Deezer e deixar tocando enquanto grava o Stories.

Uso de stickers e efeitos

O uso de Stickers criativos e frases também pode ajudar. Eles funcionam como uma embalagem para os Stories, facilitando a decisão do seu público de assistir ou não ao seu conteúdo. Capriche nos Stickers e nas frases para criar histórias envolventes.

Além disso, você também pode usar os Stickers para:

  • Usar hashtags, facilitando que o seu story seja encontrado.
  • Usar um sticker indicando a temperatura ou o local onde você está.
  • Criar enquetes com Stickers, pedindo a opinião do seu público sobre algum assunto de interesse da marca.

 

Além de todas essas funcionalidades, o Instagram Stories também disponibiliza alguns efeitos bastante interessantes, como BOOMERANG (famoso efeito vai e volta, em que uma cena se repete), zoom, realidade aumentada e filtros patrocinados (influenciadores e empresas parceiros do Intagram que oferecem filtros próprios).

Tamanho ideal

O tamanho ideal para imagens e vídeos no Instagram Stories é de 1080 x 1920 (ou seja, proporção de 9:16).

Fique atento ao tempo de exibição e edite vídeos longos a serem postados no Stories: as fotos são exibidas por 5 segundos e os vídeos, por até 15 segundos.

Conclusão

Experimente, teste, mensure e aprenda quais funcionalidades e tipos de conteúdo funcionam melhor para a sua marca. Tabule esse conhecimento e dissemine para todas as pessoas envolvidas com marketing digital na sua empresa. Isso é fundamental para sedimentar o aprendizado e garantir que o conhecimento incorporado pela sua equipe.

No próximo artigo, vamos entrar mais detalhadamente em como aumentar as visualizações dos Instagram Stories da sua marca.

    Contato

    A gente busca marcas com alto potencial de crescimento, especialmente quando o marketing é um fator central para ativar esse crescimento.

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    Sobre o autor:
    Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.