Azul Sprint é uma metodologia de trabalho imersiva, ágil e colaborativa criada para resolver problemas complexos num curto espaço de tempo. Criamos esse modelo baseados no conceito de Design Sprint, da Google Ventures.

Vivemos numa época onde as distrações e interrupções chegam por todo lado. No dia a dia, mensagens de WhatsApp, notificações diversas, redes sociais, ligações, reuniões e e-mails fazem com que períodos longos de trabalho ininterrupto e concentrado sejam cada vez mais escassos e difíceis de se conseguir.

O Azul Sprint é
especialmente eficiente
para os dias de hoje.

Com uma metodologia ágil, concentrada e intensa de trabalho, conseguimos sair do problema em questão, passando pelo estudo de cenário do mercado, e indo até as soluções, estratégia e prototipagem em apenas 2 a 5 dias.

Podemos utilizar o Azul Sprint para modelagem de negócios, prototipação de novos produtos, branding, planejamento de comunicação, dentre outros problemas complexos.

Para um Azul Sprint de branding, por exemplo, dividimos o trabalho da seguinte forma:

O processo

1

  • Entendimento e mapeamento do contexto.
  • Descoberta do propósito da marca (Golden Circle).
  • Segmentação do público-alvo e definição de buyer personas.
  • Proposta de valor.

2

  • Posicionamento e brand persona.
  • Brand Compass.
  • Moodboard de referências visuais.

3

  • Logo.
  • Manifesto.
  • Vídeo institucional.
  • Posts para redes sociais.

4

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Quem deve
Participar do
Azul Sprint?

É fundamental montar um time interdisciplinar, com olhares diferentes e complementares para um mesmo problema, e que trabalhe em de forma colaborativa e harmômica.

Desse modo, conseguimos fazer com que a mágica aconteça e soluções inovadoras e eficazes sejam criadas, às quais os participantes têm um sentimento de pertencimento e co-autoria.

Dependendo dos objetivos do Sprint, a presença de profissionais de diferentes funções se faz necessária. Mas, em geral, o time é formado mais ou menos assim:

  • Facilitador: é quem organiza o Sprint.
  • Tomador de decisão: sócio, CEO, diretor de marketing etc.
  • Especialistas: dependo dos objetivos e protótipos a serem entregues, é necessária a presença de diretores de artes, redatores designers, vídeo makers, roteiritas, especialistas em branding etc.
  • Comunicação / marketing / mídia / produto / BI.
  • Tecnologia.