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“O conteúdo é o fogo. Mídia social é a gasolina.”

É assim que o especialista em marketing Jay Baer explica a ideia do conteúdo ser o ponto principal de qualquer campanha de marketing digital, e que é por meio das redes sociais que ele se espalha. Conteúdo é o que as pessoas procuram no Google, o que elas compartilham nas mídias, o que as conectam com as marcas e que resultam em vendas.

E por ter tamanha importância, é preciso que haja estratégia por trás da criação de conteúdo e do seu compartilhamento nas mídias. Um bom começo são as sete dicas a seguir para administrar e maximizar o engajamento nas redes.

1. Conheça seu público

Não basta saber o básico: sexo, idade e região geográfica. Vá além e descubra seus interesses, necessidades e comportamentos a fim de construir uma conexão real e que tenha uma importante parte da vida dessas pessoas. O ideal é combinar essa interpretação com dados de monitoramento que muitas redes já oferecem para aprender mais sobre o seu target.

2. Dê conteúdo de valor

Seja para educar, informar ou entreter, o conteúdo deve oferecer alguma espécie de valor para quem o recebe – sem parecer apenas mais uma ação de marketing.

3. Expanda o seu discurso

As marcas tendem a ser egocêntricas, principalmente as B2B (business to business). Os consumidores não estão interessados somente nos seus produtos, serviços, recursos e benefícios, mas também querem saber o que mais pode ser feito por eles.

Uma boa dica para essa expansão de discurso é a criação de pilares de conteúdo. Eles irão ajudar como filtros criativos com ligação na personalidade da empresa e permitem falar dentro do ambiente dos produtos e serviços da marca e ao mesmo tempo em outros aspectos relacionados à vida de seus clientes.

4. Olhe além do Twitter e Facebook

Junto com a criação há a escolha dos canais para divulgação – e não são necessariamente as maiores redes as melhores escolhas. Você deve se perguntar de que maneira pode maximizar o alcance e engajamento das campanhas pelos diferentes canais disponíveis e quais deles funcionam melhor para cada tipo de conteúdo.

5. Atenção com as dimensões

O público só irá compartilhar o que for bom e que os faça ficar bem. Por isso o conteúdo deve estar sempre bem produzido e formatado de maneira compatível com cada rede.

6. Não ignore o impacto de SEO

Ele ajuda a deixar o seu conteúdo mais visível nas plataformas digitais. Os diversos sinais que as redes dão como, por exemplo, likes (facebook), retweets, pins (pinterest), etc. também ajudam nessa visibilidade e na geração de links.

7. Meça o sucesso

Antes de criar qualquer peça ou de compartilhá-la, você deve determinar qual será o seu objetivo e quais métricas serão usadas para medir seu desempenho. Cinco dos principais pontos a serem notados são: consciência (menções, alcance), consumo (visitas, cliques), engajamento (likes, compartilhamentos), ações (vendas, downloads) e impacto de SEO (aumento do tráfego no site, conteúdos específicos).

Seguindo essas dicas você estará no caminho certo para garantir o combustível do seu conteúdo nas mídias sociais e os outros canais de marketing digital.

 

Fonte: http://on.mash.to/1cuVLFZ



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.