Em abril deste ano, assumi a Diretoria de Projetos Especiais da Abradi-RJ (Associação Brasileira das Agências Digitais), função que venho exercendo em paralelo a de Diretor Executivo da Agência Azul. A pasta engloba a área de Pesquisa, fundamental para que possamos entender esse mercado tão dinâmico, em que as mudanças de cenário são rápidas e profundas – tanto em termos de tecnologias e plataformas digitais quanto no que se refere ao comportamento dos usuários-consumidores-cidadãos- profissionais-produtores-de-conteúdo, que, afinal de contas, são as mesmas pessoas, em diferentes papeis.

Estamos lançando, este mês, uma nova pesquisa, feita junto a clientes (empresas que contratam agências digitais), que busca traçar o perfil de contratação de serviços digitais em 2013, trazendo respostas como: percentual de serviços digitais atendido por agências digitais, agências de publicidade, assessoria de imprensa etc; áreas digitais em que as empresas mais pretendem investir e percentual do orçamento de marketing voltado para iniciativas digitais; dentre outras. Anualmente, realizamos a pesquisa de cargos e salários, de fundamental importância para todas as agências associadas.

Outra pesquisa muito interessante foi feita recentemente por um dos associados, a Device Lab, que também está sendo divulgada pela Abradi-RJ. Ela avalia a usabilidade dos sites de e-commerce no Brasil, em especial nas plataformas móveis (celulares e tablets). Os resultados são impressionantes. Basta dizer que 100% dos sites de e-commerce apresentam algum tipo de erro crítico em alguma plataforma. Vale a pena ler (confira a pesquisa), não só para os que trabalham com e-commerce, mas para todos que trabalham com marketing digital.

A Abradi-RJ tem como objetivo principal fortalecer o mercado e coordenar esforços para o estabelecimento de padrões de excelência para projetos e campanhas digitais, além de servir como fórum de discussão entre os players do setor. O perfil dos associados é bem diverso. Fazem parte da Abradi-RJ agências digitais full-service, produtoras digitais e empresas voltadas para atividades digitais específicas como aplicativos móveis, filmes voltados para a web, e-mail marketing, redes sociais, monitoramento, SEM (Search Engine Marketing), usabilidade etc.

É muito interessante a perspectiva de fazer parte da diretoria de uma associação setorial e trabalhar em prol do amadurecimento e da valorização dessa indústria – em especial, quando estamos falando de uma indústria que, de certo modo, vem modificando todos os setores da economia ao redor do mundo. É uma posição bastante desafiadora pois, apesar estar crescendo muito rapidamente, não estamos em um setor totalmente consolidado como a arquitetura, a advocacia ou a propaganda tradicional. Estamos em um mercado que tem menos de 20 anos de existência e que se reinventa a cada ano. Precisamos construir juntos esse setor, transformando-o numa indústria próspera e madura.

Um projeto de extrema importância nesse sentido é o “Guia Web de Serviços Digitais”, que será lançado em breve. O Guia servirá de referência para áreas de comunicação, marketing e compras dos Clientes, ajudando-os na elaboração de RFPs (request for proposal), detalhando os critérios e especificações de cada projeto ou campanha digital.

Outra iniciativa muito interessante, que também está prestes a ser lançada, é o “Digital Hand Shake”, que vai permitir a seleção online de especialidades dentre os associados (webdesign, campanhas, redes sociais, desenvolvimento de sistemas, mobile apps etc), fomentando a geração de negócios.

Agências com foco em soluções digitais, que trabalhem com qualidade e estrutura, são sempre bem-vindas à Abradi-RJ (Veja como é o processo para associar-se à entidade). Além de ajudar a desenvolver e profissionalizar o mercado digital do Rio de Janeiro, os associados têm acesso a pesquisas do setor, podem trocar experiências e fazer negócios com outros associados. Outros benefícios são a possibilidade de uso do selo de “Empresa Associada”, a visibilidade dada à marca nos materiais de divulgação e descontos ou gratuidade em eventos técnicos do setor.

Vivemos um momento histórico, de grandes mudanças, provocadas pela tecnologia e pelas redes digitais. Alguns estudiosos chamam de Revolução da Informação, outros de Revolução Cognitiva. O fato é estamos vivendo uma época de reestruturação em todas as áreas, dos negócios à política, passando pelo jornalismo e pela organização da sociedade civil. Ao mesmo tempo, o Rio de Janeiro vive um momento de grande visibilidade, de enormes desafios e oportunidades. Nosso mercado de marketing digital não é mais um pequeno nicho. Para os profissionais ligados às áreas de comunicação, marketing e tecnologia as oportunidades são imensas. É uma grande satisfação e um enorme privilégio trabalhar no “olho do furacão” e poder fazer parte de tudo isso.

Saudações!

Tito Costa Santos



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.