instagram_novos_formatos

 

Nas últimas semanas, o Instagram apresentou várias novidades da ferramenta. Algumas funcionalidades são novas e outras são adaptações a partir da apropriação de uso e da experiência do usuário.

O formato quadrado é uma das características mais marcantes da plataforma. Muitos usuários ao tirarem uma foto já pensavam no corte quadrado para postar. Mas por outro lado, algumas pessoas reclamavam dessa limitação. Com isso, agora é possível postar em formatos retrato e paisagem, podendo subir fotos sem auxílio de outros aplicativos para redimensionar.

As mensagem privadas entre usuários da plataforma foi criada em 2013 e agora ganhou novas funções. É possível compartilhar posts com os seguidores e não-seguidores. Basta clicar no ícone e escolher para quem irá enviar. A imagem aparecerá dentre as mensagens e, quando a pessoa clicar, será direcionada ao post. Você também pode enviar páginas e hashtags de localização.

Além disso, os desenvolvedores adicionaram a capacidade de nomear seus grupos para facilitar a busca e um recurso de câmera rápida para responder qualquer mensagem com um clique ágil, uma selfie ou emojis.

Para as marcas e empresas que usam o Instagram para se relacionar com seu público, também teve novidades. Os anúncios em formato carrossel (que o usuário passa as imagens na horizontal) começaram a ser disponibilizados para mais perfis. Formatos de anúncios com vídeos e fotos foram apresentados no mês de agosto e a previsão é que estejam disponíveis para todos no mês de setembro, através do Power Editor.

Até quem trabalha com a plataforma diariamente está feliz com as novidades. Agora, é possível agendar os posts para datas e horários específicos. Antes poucas ferramentas faziam isso, mas atualmente outras como o Hootsuite, por exemplo, oferecem suporte ao Instagram via smartphone, desktop ou navegador.

Por aqui, nós aprovamos todas as novidades e estamos aguardando as próximas. O que vocês acham que vem por aí?

 



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.