Enquanto não há uma única solução mágica para tornar conteúdo em viral, sua empresa deve estar fazendo tudo para criar conteúdos que sejam os mais compartilháveis possíveis. Isso inclui incentivar não somente a sua equipe, como também os seus consumidores a postarem em suas próprias redes sociais.

Para isso, 11 empreendedores da Young Entrepreneur Council (YEC), empresa americana que fornece consultoria de empresários com acesso a ferramentas e recursos para ajudar dando suporte para cada etapa do desenvolvimento do seu negócio, explicaram as melhores estratégias para fazer isso sem parecer exagerado.

  1. Crie um bom conteúdo

Se você criar um bom conteúdo, que interesse aos seus consumidores e também tenha valor para seus amigos e familiares (assim como estatísticas úteis, um vídeo divertido, promoções ativas etc.), eles serão muito mais compartilhados. Pessoas compartilham o que elas acham que sua rede de amigos gostará e que sejam úteis para eles. (Diana Goodwin, AcquaMobile Swim School).

  1. Inclua os seus consumidores no conteúdo

A verdade é que pessoas não irão jogar fora ou deletar nada que tenham seus nomes envolvidos. O ponto é: “Eu ainda guardo meus trabalhos desastrosos da época de escola”.  Faça o seu melhor para promover os projetos dos seus clientes junto com o seu próprio conteúdo. Mencione-os e tagueie-os nos posts. Para clientes que se envolvem de forma mais indireta, coloque um gerente encarregado que mandar e-mails para dizer “Olá! Você viu o seu projeto na nossa rede social? Aqui estão os links. Você poderia compartilhar? Nós queremos que você tenha um destaque especial.” Outra grande dica é reciclar as mesmas imagens várias vezes enquanto continua a marcá-las ocasionalmente. Além de ajudar no seu trabalho na rede social, você continua colocando a sua marca em primeiro lugar na mente do seu cliente. (Nicole Munoz, Start Ranking Now).

  1. Ofereça benefícios exclusivos a eles

Desenvolva uma ferramenta que identifique quem está compartilhando o seu conteúdo e o que estão falando sobre ele. Faça com que assim que o fizerem, seja desbloqueado um desconto especial ou um brinde como recompensa. (Charles Gaudet, Predictable Profits).

  1. Inclua algo que faça com que seus consumidores fiquem orgulhosos

Como um serviço de aluguel de LEGO. Nossos membros estão construindo coisas incríveis feitas de LEGO e seus pais estão orgulhosos por suas conquistas. Nós começamos recentemente a enviar um e-mail após cada aluguel, incentivando-os a compartilhar suas conquistas em suas redes sociais. Nós não precisamos incentivá-los tanto para ver um aumento de 270% em compartilhamentos. (Ranan Lachman, Pley).

  1. Use marketing de engajamento

Consumidores, geralmente, realizam uma compra única. Por isso, é vital que você utilize o e-mail marketing e campanha publicitária para trazer seus consumidores de volta ao site para se envolverem com seu conteúdo. Assumindo que seu conteúdo é de primeira categoria, uma pergunta aberta pode incentivar uma resposta e a partir de então, os consumidores vão se sentir na obrigação de responder. Botões de fácil compartilhamento e links são boas soluções de um clique. (Pejman Ghadimi, Secret Entourage).

  1. Torne o compartilhamento mais fácil com ícones

Escrever bons conteúdos ou produzir vídeo atrativo é um começo, mas você também pode garantir os seus consumidores com ferramentas para compartilhar a URL. Use plug-ins para site como o ShareThis ou AddThis. E tenha certeza que você colocou ícones no topo dos seus artigos ou na “sidebar” do seu blog. Eu era cético no começo, mas depois de ver os dados, descobrimos que nossos artigos haviam sido compartilhados mais de 500 vezes em um mês graças a esses ícones. O que você também provavelmente não adivinharia é quantas vezes eles foram compartilhados por e-mail. Na verdade, o compartilhamento por e-mail foi um dos maiores, mais do que no Facebook ou Twitter. (David Ciccarelli, Voices.com).

  1. Foque em conteúdo de valor

Seus consumidores são mais propensos a compartilhar conteúdos interessantes que eles achem úteis, divertidos ou educativos, assim como posts explicativos, vídeos ilustrativos ou conteúdos divertidos que fazem o consumidor rir. O segredo não é vender algo diretamente, mas, ao invés disso, simplesmente compartilhar conteúdo de valor. Quando se cria um conteúdo seu primeiro objetivo deveria ser posicionar sua companhia como destaque de pesquisa para o seu nicho. Por exemplo, se você for um encanador, você deveria fazer vídeos tutoriais de como pessoas comuns podem consertar simples problemas de encanamento. Os consumidores tendem a compartilhar conteúdos que eles acreditam ser úteis. (Kristopher Jones, LSEO.com).

  1. Tagueie-os

Um modo de atrair clientes para compartilhar conteúdo é tagueá-los. Simplesmente dizendo algo como: “@obinnaekezie pensamos que você poderia gostar deste conteúdo sobre como encontrar as melhores ofertas de viagem da Nigéria à Dubai”, pode encorajá-los a favoritar ou retweetar o seu conteúdo. Esta estratégia também funciona quando se está procurando por novos clientes. Desta forma, use a barra de pesquisa do Twitter para encontrar pessoas procurando pelo seu produto ou serviço. Uma vez identificados, estes clientes podem ser marcados no conteúdo relacionado. Você pode utilizar este processo em uma base de seguidores para construir sua conta e conseguir mais vendas para o seu negócio. (Obinna Ekezie, Wakanow.com).

  1. “Gamefique” o processo

Uma coisa que eu tenho feito com bastante sucesso é criar jogos e um ranking semanal. Há uma grande quantidade de bons conteúdos por aí, então você tem que fazer algo para se destacar. Se você fizer algo que seja divertido e o conteúdo seja útil para movimentar a vida dos clientes, eles terão o prazer em clicar no botão “compartilhar” no Facebook. (Joshua Lee, StandOut Authority).

10.   Rede com influenciadores

Conectar-se e engajar formadores de opinião deveria ser uma parte importante para a sua estratégia de marketing online. Ter um influenciador comentando ou compartilhando o seu conteúdo poderia produzir um efeito “Oprah Winfrey”. Uma estratégia que pode funcionar para chamar a atenção de alguém é a “Ego bait”, que é quando parafraseamos influenciadores e mencionar seus nomes no seu conteúdo. Você ficaria surpreso com os resultados que isso pode produzir. Os formadores de opinião provavelmente vão mencionar o seu nome para o público deles e vão compartilhar o link para o seu conteúdo. (Andrew Kucheriavy, Intechnic).

11.   Dê a eles um “call to action” convincente

É claro que você trabalha para criar conteúdo que fala para pessoas e isso é interessante e relevante para elas. Tendo isso em mente, não importa o quão ótimo seja o conteúdo se ele não tiver um título chamativo com uma “call to action”. O que o seu conteúdo fará para o seu leitor/público/consumidor? Falar para eles no título vai encorajá-los a compartilhar espontaneamente. (Elle Kaplan, Lexl ON Capital).

Fonte: http://mashable.com/2015/09/24/customers-share-content/#DCpnQhk00aqt



Sobre o autor:
Tito Santos é Co-Founder e CEO da Agência Azul. Desde 2008, quando fundou a Azul, vem ajudando a construir o sucesso de marcas como como Uncle Ben’s (Mars), Twentieth Century Fox, Amil (UnitedHealth Group), FQM Melora, Cervejaria Devassa (Heineken), Rede D´Or, Bodytech, Shopping Leblon e Editora Record, dentre outros.